Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Eleição no Supremo

Carlos Ayres Britto é eleito no Supremo para vaga no TSE

O ministro Carlos Ayres Britto foi eleito, pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal, membro efetivo e titular do Tribunal Superior Eleitoral. Ayres Britto vai ocupar vaga no TSE decorrente da posse do ministro Gilmar Mendes na vice-presidência do STF. O ministro recebeu nove votos do Plenário.

A presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie, leu em plenário ofício do ministro Marco Aurélio, presidente em exercício do TSE, no qual ele comunicava a vaga da cadeira de ministro efetivo e, portanto, a necessidade de eleição para completar a corte eleitoral, que é composta de sete ministros.

Conforme o artigo 119 da Constituição Federal, a composição do TSE é feita a partir da eleição, por meio de voto secreto, de três juízes dentre os ministros do Supremo Tribunal Federal; outros dois juízes dentre os ministros do Superior Tribunal de Justiça e, ainda, por nomeação do presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados indicados pelo Supremo.

Revista Consultor Jurídico, 3 de maio de 2006, 19h24

Comentários de leitores

1 comentário

PUDE ASSISTIR UM DIA DESSES UMA PALESTRA DESTE ...

Ferreirinha (Estudante de Direito - Trabalhista)

PUDE ASSISTIR UM DIA DESSES UMA PALESTRA DESTE NOBRE MINISTRO NA TV JUSTIÇA SOBRE O PRINCIPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. EXCELENTE!

Comentários encerrados em 11/05/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.