Pergunta sem resposta

Lula não responde à interpelação de colunista da Veja

Autor

27 de junho de 2006, 14h39

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva não respondeu a que jornalista da revista Veja se referiu ao afirmar que quem escreveu a reportagem sobre sua suposta conta no exterior era “bandido, mau-caráter, malfeitor, mentiroso”. O presidente prestou informações na Interpelação Judicial ajuizada pelo colunista Diogo Mainardi no Supremo Tribunal Federal mas não respondeu à pergunta feita pelo colunista.

Por meio da Advocacia-Geral da União, o presidente argumentou que Mainardi, em seu pedido, não afirmou que foi ofendido. O sentimento de ofensa “é uma exigência legal expressa para a definição clara da sua legitimidade processual cuja falta recomenda o pronto indeferimento do pedido”, sustentou o advogado-geral.

Em reportagem assinada pelo jornalista Márcio Aith e em coluna assinada por Diogo Mainardi, Veja noticiou que Lula e outras figuras do primeiro escalão do governo teriam contas bancárias ilegais no exterior. Ao comentar a notícia publicada pela revista, o presidente afirmou também que “tem alguns jornalistas que estão merecendo o prêmio Nobel de irresponsabilidade”.

Mainardi entrou com o pedido de interpelação no STF, para que o presidente explicasse a que jornalista se referia especificamente.

Não obteve a resposta. O presidente argumentou que Mainardi afirmou ter apenas participado da elaboração da reportagem com outro colega e que não disse ter ficado ofendido. Logo, o pedido de explicações deve ser arquivado. Também afirmou que o colunista, ao empregar a expressão “dubiedade das acusações”, nada explicou com relação à autoria do texto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!