Pedido de liberdade

Acusado de participar de quadrilha pede HC ao Supremo

Autor

27 de junho de 2006, 14h38

A defesa de Eder Fabicheo, preso durante a operação da Polícia Federal conhecida como Hidra, entrou com pedido de Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal. Ele quer ficar em liberdade enquanto responde a Ação Penal em trâmite da Justiça Federal de Maringá (PR). O relator é o ministro Gilmar Mendes.

A Operação Hidra serviu para prender acusados de uma quadrilha que transportava mercadorias do Paraguai para cidades de todo o Brasil sem recolher impostos. As investigações apontam que a rede da quadrilha, conhecida como “A Firma”, da qual Fabicheo é acusado de fazer parte, movimentava R$ 30 milhões por mês em mercadorias trazidas do Paraguai. Ele é acusado de chefiar o grupo no Paraná. Ao todo, foram expedidos 85 mandatos de prisão temporária.

No pedido, a defesa alega que o decreto de prisão não deixou claro a efetiva participação dele no crime. O advogado argumenta ainda que o acusado é primário, tem residência fixa, local de trabalho e bons antecedentes.

As investigações da PF duraram aproximadamente dois anos. O nome da operação sobre a ramificação do esquema criminoso foi dado em alusão à serpente Hidra, um monstro mitológico com sete cabeças que renasciam assim que eram cortadas, mas acabou morta por Hércules.

HC 89.143

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!