Direitos do funcionalismo

Pedido de vista adia decisão do STF sobre regime único

Autor

22 de junho de 2006, 14h44

Um pedido de vista do ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal adiou a definição sobre a constitucionalidade do artigo 39 — modificado pela emenda constitucional 19 — que estabeleceu regime jurídico plural aos servidores públicos em substituição do regime jurídico único.

Em 2001, o relator da ADI (2135), ministro Néri da Silveira, concedeu pedido de medida cautelar para suspender o caput do artigo 39 com a redação conferida pela Emenda Constitucional 19/98 para manter o regime único dos servidores. Na ocasião o ministro entendeu que houve vício no processo legislativo. Para ele a Comissão de Redação da Câmara dos Deputados não foi fiel à deliberação dos parlamentares.

O ministro Ricardo Lewandowski que havia pedido vista da questão trouxe seu voto a julgamento nesta quinta-feira. Ele rejeitou a cautelar, mantendo assim a redação conferida pela EC 19. Segundo Lewandowski, como a medida já está em vigor há mais de seis anos não existe mais o periculum in mora e, por isso, não há que se conceder o pedido. Ainda no entendimento do ministro, no sentido contrário do relator da matéria, houve uma intenção global dos parlamentares de modificar o regime único. Acompanhou seu voto, o ministro Joaquim Barbosa.

Haviam votado pelo deferimento da cautelar os ministros Eros Grau, Carlos Britto, Néri da Silveira, Sepúlveda Pertence e a presidente da Corte, ministra Ellen Gracie. O ministro Gilmar Mendes, que era advogado-geral da União quando a ação foi proposta, está impedido de votar. Também está impedida a nova ministra do Tribunal, Cármen Lúcia, que assumiu vaga deixada pelo ministro Nelson Jobim que já havia votado a matéria.

O placar final ficou cinco votos pela concessão da cautelar e retomada do regime jurídico único e três votos contra. Ainda devem votar os ministros Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!