Rumo às urnas

Prévia para eleições do Órgão Especial mobiliza juízes do Rio

Autor

16 de junho de 2006, 11h21

Começou nesta quinta-feira (15/6) uma prévia entre juízes fluminenses destinada a indicar quais desembargadores têm a preferência da categoria para ocupar um assento no Órgão Especial do Tribunal de Justiça. Promovida pela Amaerj — Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro, a pesquisa vai até segunda-feira, às 18h. Em seguida, os nomes dos vencedores serão anunciados. A eleição será na quarta-feira da próxima semana.

Cerca de mil juízes poderão manifestar suas preferências pessoalmente em uma urna instalada na sede da Amaerj, ou manifestando-se por carta. “Nos aproximamos de um momento histórico da magistratura nacional com a implementação da eleição de metade dos integrantes do Órgão Especial pelos desembargadores do Tribunal Pleno”, diz manifesto que conclama a classe a participar do processo. A pergunta na cédula é única: “Quais desembargadores você gostaria que integrassem a parcela eleita do órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro?”.

Se a eleição simulada mobiliza a entidade, o que dizer da convocada pela cúpula do TJ fluminense? Serão preenchidas seis vagas destinadas aos membros da carreira e outra ficará com um representante do chamado quinto constitucional.

Neste segmento, três pessoas já anunciaram suas candidaturas: Henrique Lobo, Thelma Musse e Mario Mannheimer. Na outra raia correm nomes como os dos desembargadores Paulo Cesar Salomão, Luis Leite, Luis Fernando Carvalho, Fernando Cabral, Paulo Gustavo e Nagib Slaibi Filho.

Em julho, mais uma vaga será aberta no Órgão Especial. Ela é decorrente da aposentadoria do corregedor geral, Manoel Carpena de Amorim, que está completando 70 anos, idade limite para uma pessoa permanecer no serviço público.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!