A Ouvidoria do Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu 1.070 manifestações em maio. Desse total 54% foram reclamações, 37% pedidos de informações, 3% elogios e 3% sugestões.
Cerca de 90% dos contatos foram feitos por formulário eletrônico, disponível no site do TJ no link da Ouvidoria. Outros meios de contato foram cartas, fax e pessoalmente. A média diária foi de 35 atendimentos. O anonimato das manifestações não é permitido, mas o sigilo é assegurado e 84% das pessoas o solicitaram. Os assuntos mais abordados foram a página do TJ na internet, o arquivo terceirizado e o processamento de segunda instância.
O número de manifestações de maio foi um pouco maior que dos meses anteriores. Em abril foram registrados 914 contatos e em março 1.110. O número de reclamações de abril para maio aumentou 4 pontos percentuais. Desde sua instalação, em 14 de abril de 2004, a Ouvidoria já recebeu mais de 15.500 manifestações. Só nesse ano já foram 4.896 contatos.
A Ouvidoria é um canal de comunicação entre o Tribunal de Justiça e seus funcionários, advogados e usuários, que tem como objetivo aproximar a Justiça do cidadão e aprimorar os serviços prestados. Cabe ao setor receber as manifestações e encaminhá-las aos departamentos competentes, que tomarão as providências necessárias. O ouvidor do Tribunal de Justiça de São Paulo no biênio 2006/2007 é o desembargador aposentado Paulo Sunao Shintate.