Constituição efetiva

Nova ministra do STF defende sedimentação dos princípios

Autor

13 de junho de 2006, 18h29

Nos últimos 11 anos, houve mudanças significativas no corpo de ministros do Supremo Tribunal Federal e mudanças na Constituição, que já tem quase 60 novas emendas. A importância dos princípios também cresceu muito, principalmente o da dignidade humana, como defende a mais nova ministra do Supremo Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Cármen Lúcia esteve na manhã desta terça-feira (13/6) em café da manhã com jornalistas na sede do Conselho da OAB em Brasília. A ministra também afirmou que a solidariedade tente a crescer como princípio constitucional “se o barco afundar vamos afundar todos juntos, então está na hora de pensar no todo”.

Na conversa descontraída, Cármen Lúcia manteve um discurso bem humanista e de profunda preocupação social e não escapou de dar sua opinião sobre programas sociais do governo como o Fome Zero. “É uma iniciativa, mas chega um momento que não adianta só socorrer, temos de ensinar a pescar. Nesse sentido defendo o aperfeiçoamento das pessoas, de dar a elas condições para buscar um futuro”. Cármen Lúcia porém não atendeu os pedidos dos jornalistas para falar sobre temas que estão na pauta do Supremo, como aborto de feto anencefálico e o Mandado de Injunção.

Sobre novos rumos do STF, Cármen Lúcia afirmou que a Corte deve caminhar cada vez mais no sentido de combater a exclusão jurídica, ou seja, fazer com a Constituição seja efetivamente para todos os brasileiros.

Cármen Lúcia toma posse no Supremo no dia 21 de junho, às 16h. Ela ocupará a cadeira deixada com a aposentadoria do ministro Nelson Jobim. Com isso será a segunda mulher a ocupar uma vaga na mais alta Corte de Justiça do país.

Mineira, Cármen Lúcia Antunes Rocha tem 50 anos e foi aluna do ministro aposentado Carlos Velloso. É professora de Direito Constitucional da PUC de Minas Gerais, onde graduou-se. É conhecida por sua atuação eloqüente nas comissões da OAB Nacional e em movimentos pela reforma política e moralidade eleitoral. Foi procuradora-geral do estado de Minas Gerais no governo Itamar Franco.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!