Setores emergentes

Empresas debatem cenário da Advocacia e do Direito no Brasil

Autor

9 de junho de 2006, 19h01

O sistema judiciário, que deveria ser a contribuição do poder público para a solução de conflitos e proteger direitos, inverteu a sua destinação no país. De vetor do desenvolvimento, configura-se hoje em um gargalo para a economia. Neste cenário, advogados, diretores e gerentes jurídicos de grandes empresas brasileiras e internacionais reúnem-se nos dias 20 e 21 próximos, em São Paulo, para discutir problemas e soluções no seu ramo de atuação.

Trata-se do Juris — Gestão e Estratégia para Líderes Jurídicos promovido pelo IIR — Institute for International Research. O objetivo: discutir o momento atual da advocacia empresarial e dos departamentos jurídicos. O evento promete ser o mais importante já realizado nessa área. Entre os palestrantes, estão o representante da Astrazeneca do Brasil, José Carlos Buechem, que discorrerá sobre o papel do departamento jurídico de empresas; e o representante da Natura, Antonio Carlos Siqueira da Silva, que tratará do papel do departamento jurídico no processo de expansão e internacionalização da empresa.

Também estarão presentes os chefes dos departamentos jurídicos da 3M do Brasil, da Editora Abril e do Boticário, entre outros. As inscrições podem ser feitas pelo site do IIR . O evento acontece no Hotel Quality Moema, rua Rouxinol, 57 em São Paulo.

Confira a programação.

Terça-feira (20/6)

08h30 Credenciamento

09h Abertura do Evento

9h10 Os novos desafios e a realidade do departamento jurídico e quais são as perspectivas relativas aos profissionais internos e terceirizados no desempenho das atividades de forma estratégica e relevante à organização.

Leonardo Barém Leite, sócio do escritório Demarest e Almeida

10h Coffee Break

A NOVA CONCEPÇÃO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO – UMA VISÃO MODERNA NO CONTEXTO DA AMÉRICA LATINA

10h20 De que forma deve ser concebido e estruturado o departamento jurídico de maneira a atender às necessidades de seu negócio.

Adriana Albanez Diretora Jurídica de Operações Farmacêuticas para a América Latina

AVENTIS PHARMA – GRUPO SANOFI-AVENTIS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO

11h10 Planejamento estratégico do departamento jurídico e a sua integração ao planejamento da empresa de forma a agregar valor ao negócio

José Carlos Buechem

Legal Director ASTRAZENECA DO BRASIL

Isabel Gomes

Gerente Geral de Negócios Jurídicos 3M DO BRASIL

12h40 Almoço

MECANISMOS E INDICADORES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA

13h40 Como utilizar indicadores de produtividade e eficiência na avaliação do departamento jurídico e de que forma realizar as correções necessárias apontadas pelos indicadores visando maximizar a eficiência dos processos internos.

Fernando Magalhães Modé

Diretor Financeiro e Jurídico O BOTICÁRIO

GESTÃO E CONTROLE DO DEPARTAMENTO JURÍDICO

14h40 Utilizando um modelo de informação eficaz no desempenho das atividades do departamento jurídico para melhor controle e gestão dos processos críticos, bem como equipe de trabalho proporcionando um ambiente saudável e altamente eficiente.

Nilton Taveira

Gerente de Gestão e Planejamento do Departamento Jurídico EDITORA ABRIL

15h40 Coffee Break

GERENCIAMENTO DE RISCOS E ATUAÇÃO PRO-ATIVA DO DEPARTAMENTO JURÍDICO

16h CASO PRÁTICO Critérios e ferramentas utilizadas para identificar e gerenciar de forma pró-ativa e eficiente as áreas com maior potencial de gerar passivos

Bruno Ferraz de Camargo

Gerente Legal PHILIPS DO BRASIL

METODOLOGIAS E SISTEMAS DE CONTRATAÇÃO E GESTÃO DE ESCRITÓRIOS TERCEIRIZADOS

17h Como fazer a pulverização do serviço em escritórios terceirizados para atender às necessidades da empresa e de maneira monitora-lo para evitar prejuízos aos negócios corporativos

ESTHER DALMAS

Diretora Jurídica AMERICAN EXPRESS

18h Encerramento do primeiro dia

Segundo dia (21/6)

8h30 Entrega da documentação e café

9h Abertura do Evento pelo presidente de mesa

OTIMIZAÇÃO DA ESTRUTURA E TEMPO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO – MÉTODOS PREVENTIVOS E ADMINISTRAÇÃO EFICAZ DOS PROCESSOS

09h10 Quais as melhores práticas para otimizar a estrutura e o tempo da equipe de trabalho do departamento jurídico através de métodos preventivos e administração eficaz dos processos e procedimentos utilizados no desempenho as funções chaves.

Júlio César Moraes dos Santos

Gerente Jurídico ACHÉ LABORATORIOS FARMACÊUTICOS

10h10 Coffee Break

O PAPEL DO DEPARTAMENTO JURÍDICO NO PROCESSO DE EXPANSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA

10h30 Quais as ações devem ser tomadas pelo jurídico nos processos de expansão e internacionalização da empresa de forma a prevenir riscos e garantir a perfeita integração dos departamentos envolvidos para o sucesso do projeto.

Antonio Carlos Siqueira da Silva

Diretor Jurídico NATURA COSMÉTICOS

RELEVÂNCIA DO DEPARTAMENTO JURÍDICO COMO ELEMENTO DE DECISÃO NA ESTRATÉGIA CORPORATIVA

11h40 Qual a importância do departamento jurídico nas decisões estratégicas da companhia como diferencial competitivo assegurando a geração de valor para os negócios.

Rodrigo Monteiro de Castro

Diretor Jurídico Corporativo ACCOR BRASIL

12h40 Almoço

GESTÃO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO DE UMA GRANDE EMPRESA X REALIDADE DO DEPARTAMENTO JURÍDICO DE UMA EMPRESA PÚBLICA

13h40 Como deve ser realizada a gestão do departamento jurídico em grandes empresas, através da superação dos desafios quanto à gestão de custos e riscos de forma a desenvolver os negócios de maneira ética e lucrativa.

Carlos Jorge Motta Brandão

Gerente Jurídico ELEVADORES OTIS

14h40 Qual a realidade do departamento jurídico de empresas públicas e como deve ser a gestão do relacionamento com entidades do poder público e judiciário de forma a garantir o desenvolvimento das atividades minimizando os riscos e visando a obtenção de lucros

Antonio Luiz Barros de Salles.

Diretor de Negócios Jurídicos e Relações Institucionais AES ELETROPAULO

15h40 Coffee Break

RELACIONAMENTO DO DEPARTAMENTO JURÍDICO COM AGÊNCIAS REGULATÓRIAS, PODER JUDICIÁRIO E OPINIÃO PÚBLICA

16h Como gerenciar o relacionamento e envolvimento do departamento jurídico com o negócio da empresa em assuntos ligados aos consumidores, agências regulatórias, poder judiciário e opinião pública de forma preservar a imagem da corporação.

Patrícia Godoy Oliveira

Superintendente Jurídica MARÍTIMA SEGUROS

O DEPARTAMENTO JURÍDICO INFLUENCIANDO DECISÕES ESTRATÉGICAS NAS EMPRESAS INTERNACIONAIS

17h O Departamento Jurídico em corporações internacionais e seus principais desafios enfrentados enquanto integrante do centro decisório da empresa. Como gerenciá-los diante dos interesses dos diversos clientes internos.

Flávio Franco Advogado Sênior FEDEX – FEDERAL EXPRESS CORPORATION Diretor Jurídico ABRAEC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE INTERNACIONAL EXPRESSO DE CARGAS

18h Encerramento do Evento

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!