Da defesa ao ataque

Ministro da Justiça vai processar a revista Veja

Autor

6 de junho de 2006, 18h07

O ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos vai processar a revista Veja, que o acusa de fazer o papel de advogado criminalista do governo Lula. Na ação, será representado pelo advogado Manuel Alceu Affonso Ferreira.

Em diversas edições nos últimos meses, a semanal da Editora Abril afirmou que o ministro atua nos bastidores para contornar as crises em que se envolve o governo. A revista sustenta que Bastos promoveu reuniões para esconder o envolvimento do alto escalão do governo no caso da quebra de sigilo do caseiro Francenildo Costa Santos — que causou a queda do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

A decisão do ministro de processar Veja foi tomada depois que a semanal estampou na capa sua foto com um capacete de ferro com a manchete: “O guerreiro de Lula”.

Em reportagem intitulada “O escudo de Lula”, publicada na edição de 31 de maio passado, a revista sustenta que o ministro da Justiça atuou em várias crises para livrar o governo do qual faz parte de maiores complicações. Mas que, “no caminho, confundiu suas atribuições legais com a missão de advogado criminalista”.

O texto descreve uma suposta reunião da qual o ministro teria participado com Daniel Dantas, dono do Opportunity, para negociar uma trégua dos ataques que o empresário estaria fazendo contra o governo. Em troca, tiraria a Polícia Federal do encalço de Dantas.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!