Julgamento ao vivo

Acrimesp pede ao STJ transmissão pela TV do julgamento de Suzane

Autor

4 de junho de 2006, 11h43

A Acrimesp — Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo entrou, nesta sábado (3/6), com ação no Superior Tribunal de Justiça para que o julgamento de Suzane von Richthofen e dos irmãos Daniel e Christian Cravinhos seja transmitido ao vivo pela televisão. O julgamento começa nesta segunda-feira (5/6), em São Paulo. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Para a associação, o julgamento deveria ser transmitido ao vivo por conta do interesse do público, em especial dos advogados e estudantes de Direito, em acompanhar o Júri.

A Acrimesp recorreu ao STJ contra liminar do desembargador Damião Cogan, da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, que impede a imprensa de filmar ou captar sons do Júri de Suzane von Richthofen e dos irmãos Cravinhos. A decisão tornou nulo o Mandado de Segurança ajuizado pela associação, pedindo que a transmissão do julgamento.

O desembargador entendeu que o direito à informação não é absoluto, devendo prevalecer a proteção à intimidade e privacidade. Já o presidente do conselho da Acrimesp, Ademar Gomes, afirmou que “a portaria em que se baseou a proibição para televisionar o júri foi editada em 1970, na época do regime militar para que a população não tomasse conhecimento dos julgamentos”. Gomes ressaltou que a Constituição estabelece o princípio da publicidade dos atos públicos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!