Carreira de prestígio

Nylson Paim de Abreu, presidente do TRF-4, se aposenta

Autor

3 de junho de 2006, 9h36

Nylson Paim de Abreu, desembargador federal e presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, está aposentado. O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que concede o benefício na última quinta-feira (1/6).

O desembargador, que é natural da Vacaria, no Rio Grande do Sul, presidia o tribunal regional desde junho de 2005. Nylson Paim de Abreu se formou em Direito pela Universidade de Passo Fundo em 1972 e, em 2000, concluiu pós-graduação em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Exerceu a advocacia durante 15 anos em Erechim (RS). Durante esse período presidiu por um ano, entre 1981 e 1982, a seccional regional da Ordem dos Advogados do Brasil.

Assumiu o cargo de juiz federal de Passo Fundo (RS) em 1988, depois de ter sido procurador da Fazenda Nacional do mesmo município. Paim foi o primeiro a exercer a titularidade da Vara federal e a Direção do Foro daquela Subseção Judiciária.

Em dezembro de 1994, foi promovido por merecimento a desembargador do TRF-4. Presidiu a 4ª e a 6ª Turma da instituição e, em junho de 2001, tomou posse como vice-presidente do tribunal. Por dois anos integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, na vaga reservada a membro do TRF.

Em 2005, assumiu a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, tendo sido condecorado com o título de Advogado Exemplar pela OAB-RS, recebeu Medalha de Honra ao Mérito do município de Lagoa Vermelha e da Câmara Municipal de Passo Fundo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!