Por amizade

Nancy Andrighi renuncia à presidência da 3ª Turma do STJ

Autor

2 de junho de 2006, 7h00

Em nome de uma velha amizade, a ministra Nancy Andrighi renunciou, durante a sessão desta quinta-feira (1/6), à presidência da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. “Temos uma amizade de mais de 20 anos e eu tenho muito carinho e admiração pelo ministro Castro Filho”, afirmou a ministra.

Segundo Nancy Andrighi, ela queria dar chance ao amigo de presidir a Turma antes de deixar o tribunal. O ministro Castro Filho completa 70 anos em agosto de 2007. A partir da próxima semana e por cerca de um ano, Castro Filho permanecerá à frente da Turma.

Nancy Andrighi comunicou a sua decisão, de caráter irretratável, aos colegas durante a sessão de julgamentos. A 3ª Turma é composta também pelos ministros Humberto Gomes de Barros, Ari Pargendler e Carlos Alberto Menezes Direito.

Luta pelo avanço

Nancy Andrighi deixa a presidência da Turma coberta de glórias. Conhecida defensora do avanço na Justiça, a ministra promoveu nesta terça-feira (30/5), uma audiência de conciliação que acabou com quase 10 anos de litígio. Em pouco mais de duas horas de negociações, os principais acionistas da Semenge Engenharia e Empreendimentos fecharam um acordo de compra e venda de participação acionária, envolvendo a transferência de ativos da empresa.

Pelo acordo acertado, Sebastião Cantídio Drumond, detentor de 55,429% das ações da empresa, vai pagar R$ 88,5 milhões pela participação acionária de 44,571% pertencente a Jorge Getúlio Veiga Filho. No dia 28 de junho, às 11 horas, as partes se reúnem em nova audiência para fechar a forma e os prazos para o pagamento do valor acordado.

O acordo também prevê a extinção de todas as demais ações envolvendo os dois grupos de acionistas. Depois de muita negociação, a ministra propôs R$ 88,5 milhões como um valor conciliador e justo pra ambas as partes e a proposta foi aceita.

Para a ministra, a pacificação do conflito por meio da conciliação é uma vitória que deve ser comemorada. A disputa judicial se arrastava desde 1997 e já acumula 22 volumes de processos.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!