Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Rumo ao TJ

OAB-PE elege lista de advogados do quinto constitucional

Advogados de Pernambuco escolheram seis dos 13 candidatos que disputavam a vaga do quinto constitucional do Tribunal de Justiça. Os seis candidatos escolhidos foram: Jorge da Costa Pinto Neves, eleito com maior número de votos (1.381), Francisco José dos Anjos, José Aprígio Braga de Sá Silva, Edgar Moury Fernandes Neto, Reinaldo Gueiros de Oliveira Filho e Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves.

A vaga foi aberta com a aposentadoria do desembargador Dário Rocha. A OAB de Pernambuco entregou, na quinta-feira (27/7), ao presidente do TJ-PE, desembargador Fausto Freitas, a lista sêxtupla. Na próxima segunda-feira (31/7), na sessão do Pleno, o Tribunal de Justiça escolhe três candidatos que vão formar a lista tríplice. Dos três escolhidos, o governador Mendonça Filho irá definir quem será o novo desembargador.

A eleição direta para a escolha da lista sêxtupla, feita há cinco anos pela Seccional Pernambuco, é uma proposta pioneira no país. Segundo o presidente da OAB pernambucana, Júlio Oliveira, a advocacia elegeu seus representantes de forma transparente. “Foi uma verdadeira aula de democracia participativa”, disse.

Revista Consultor Jurídico, 28 de julho de 2006, 13h39

Comentários de leitores

2 comentários

Passando da hora de acabar com o tal quinto con...

ca-io (Outros)

Passando da hora de acabar com o tal quinto constitucional. O mesmo deveria ser ocupado por Promotores, Procuradores, escolhido por eles, mas ...da forma como está não concordo. Tem cara daquelas leis, do lixo autoritário, que permanece. "..os três escolhidos, o governador .... irá definir quem será o novo desembargador.... Como seria bom o Tribunal eleger um quinto dos Deputados por voto do Pleno, seria uma intromissão do mesmo modo o lixo permite que o seja ao inverso, talvez teriamos relevantes avanços nos Códigos, nas leis, etc, etc, etc.

Passando da hora de acabar com o tal quinto con...

ca-io (Outros)

Passando da hora de acabar com o tal quinto constitucional. O mesmo deveria ser ocupado por Promotores, Procuradores, escolhido por eles, mas ...da forma como está não concordo. Tem cara daquelas leis, do lixo autoritário, que permanece. "..os três escolhidos, o governador .... irá definir quem será o novo desembargador.... Como seria bom o Tribunal um quinto dos Deputados por voto do Pleno, seria uma intromissão do mesmo modo o lixo permite que o seja ao inverso, talvez teriamos relevantes avanços nos Códigos, nas leis, etc, etc, etc.

Comentários encerrados em 05/08/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.