Cronômetro acelerado

Projeto muda prescrição de crime de lavagem de dinheiro

Autor

23 de julho de 2006, 21h11

Os critérios para contagem do prazo de prescrição de crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores podem mudar. Está em análise na Câmara o projeto de lei do deputado Celso Russomanno (PP-SP), com proposta para que no caso dos crimes previstos na Lei 9.613/98 — lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores — o prazo comece a ser contado no momento em que o delito se torna conhecido.

A legislação atual estabelece que o prazo de prescrição (extinção da punibilidade) de crimes começa a ser contado a partir da data em que foi praticado.

Segundo o deputado, dados do Conselho de Justiça Federal mostram que “é insignificante o percentual de crimes de lavagem de dinheiro que chega à Justiça Federal para efetivo julgamento”. Para o parlamentar, isso ocorre em virtude da prescrição. “Os autores desses crimes são facínoras que ludibriam toda a sociedade, e ficam impunes gozando de fortunas”, critica.

De acordo com Russomanno entre a apuração dos fatos pela Polícia Federal e a denúncia pelo Ministério Público, a maioria dos crimes de lavagem, ou ocultação de bens, direitos e valores acabam ficando impunes. “A apuração ou a denúncia não chegam ao fim, devido à falta de provas ou à demora nas investigações, o que acaba por acarretar a prescrição do crime”, justifica o projeto.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PL 6.790/06

Conheça o projeto de lei

PROJETO DE LEI No , DE 2006

(Do Sr. Celso Russomanno)

Dispõe sobre a prescrição nos crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º Esta Lei estabelece que o prazo prescricional dos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores conta-se a partir do conhecimento do fato.

Art. 2º A Lei 9.613, de 3 de março de 1998, que “dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta Lei; cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, e dá outras providências”, passa a vigorar com o acréscimo do seguinte artigo:

“Art. 3º-A. A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, para os crimes previstos nesta Lei, começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido.”

Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICAÇÃO

Os crimes de lavagem de dinheiro causam à ordem pública e à sociedade enormes prejuízos sociais e econômicos. Constata-se que é insignificante o percentual de crimes de lavagem de dinheiro que chega à Justiça Federal, para efetivo julgamento.

Entre a apuração dos fatos realizada pela Polícia Federal e a denúncia pelo Ministério Público, a maioria dos crimes de lavagem, ou ocultação de bens, direitos e valores acaba ficando impune, pois, ou a apuração ou a denúncia não chegam ao fim, devido à falta de provas ou à demora nas investigações, o que acaba por acarretar a prescrição do crime.

Tal constatação foi feita Conselho de Justiça Federal que está diretamente envolvido com a quantidade de delitos dessa natureza que são julgados por aquela Justiça.

A falta de aparelhamento e de pessoal da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça Federal tem causado o não julgamento dos crimes previstos na Lei 9.613/~98. Além disso, bancos, seguradoras, empresas de factoring e outras instituições financeiras enfrentam dificuldades para arregimentar dados e repassá-los às autoridades.

Em virtude desses problemas, a prescrição acaba atingindo os delitos de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, e seus autores, que são facínoras que ludibriam toda a sociedade, ficam impunes e gozando de fortunas oriundas da criminalidade.

É necessário, pois, que o prazo prescricional desses delitos comece a correr somente da data em que se tornaram conhecidos. Para que essa proposta seja aprovada, contamos com o apoio dos ilustres congressistas.

Sala das Sessões, em de de 2006.

Deputado CELSO RUSSOMANNO

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!