Pena alternativa

Pais condenados por crime do filho conseguem pena alternativa

Autor

21 de julho de 2006, 7h00

Pais de adolescente infrator têm de responder criminalmente pelos atos praticados por ele. Com esse entendimento, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou os pais de um garoto de 14 anos, que atropelou e matou uma mulher. A pena foi fixada em dois anos de detenção e pode ser substituída. As informações são do site Espaço Vital.

A conclusão dos desembargadores José Antônio Hirt Preiss, relator, Newton Brasil de Leão e Elba Aparecida Nicolli Bastos foi a de que o comportamento permissivo do casal Jorge Luis Chagas Lisboa e Ana Lúcia Lisboa de dar a direção do carro ao filho “contribuiu para encorajá-lo a dirigir, como o fez no dia do fato”.

Para o relator, a controvérsia “concentra-se na chamada culpa ‘in vigilando’, tão conhecida em matéria de crimes em que a vida é tirada pelo uso de uma arma por quem não está habilitado ou não está treinado a usá-la, seja ela um veículo automotor ou uma arma de fogo”.

Ele ressaltou, ainda, que “ambos são armas potencialmente lesivas quando, em condições não ideais de uso, levam à prática de fato perigoso que, por ser previsível o seu resultado, não exime da responsabilidade penal o agente, quando imputável, ou seus responsáveis, quando inimputável”.

Os pais também foram proibidos de dirigir pelo prazo mínimo de dois meses fixados pela Justiça. Inconformados, recorreram da decisão e as penas foram substituídas por prestação de serviços à comunidade e multa equivalente a pagamento em dinheiro aos parentes da vítima na quantia de dez salários mínimos.

O menor autor do fato cumpriu a medida sócio-educativa imposta pela prática do ato infracional e os familiares da vítima foram indenizados civilmente em acordo.

O Ministério Público apelou. A defesa dos réus interpôs embargos de declaração. Ainda cabem outros recursos aos tribunais superiores.

Roteiro da denúncia

1. O Ministério Público de Cachoeira do Sul denunciou o casal Jorge Luis Chagas Lisboa e Ana Lúcia Lisboa com base no artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro, combinado com os artigos 13, parágrafo 2º, letras ‘a’ e ‘c’, e 29, ambos do Código Penal. Na denúncia, o Ministério Público sustentou que o adolescente agiu com “imprudência”, já que dirigia em velocidade excessiva para o local, fato comprovado pela freada do veículo (37 metros de distância), pelos grandes e graves ferimentos produzidos na vítima, bem como pelos danos causados no automóvel.

2. No dia 16 de outubro de 2001, o garoto de 14 anos de idade — filho do casal Chagas Lisboa pegou a direção do veículo “sem qualquer habilitação e de forma distraída e irresponsável”. No perímetro urbano da cidade, o veículo Fiesta dirigido pelo adolescente atropelou e matou Jacy Elias Nunes.

3. Para o promotor João Ricardo Tavares, os denunciados, em razão de serem pais do infrator, em comunhão de esforços e conjugação de vontades, “contribuíram, participaram e aderiram ao resultado, por omissão penalmente relevante, sem a qual o resultado não teria ocorrido, pois deviam e podiam agir para evitá-lo”. A denúncia foi recebida em 19 de dezembro do mesmo ano pela Justiça de primeiro grau.

4. Depondo em Juízo, a mãe do adolescente confirmou que “o filho sabia dirigir desde pequeno, tendo aprendido a manobrar veículos dentro das dependências da oficina de propriedade do casal”.

5. Após a tramitação do processo, a sentença do juiz Rogério Delatorre, em 18 de novembro de 2005, absolveu os pais do menor, entendendo “não haver conduta omissiva dos acusados”. O Ministério Público apelou. Ante o acórdão condenatório, a defesa dos réus interpôs embargos de declaração. Ainda cabem outros recursos aos tribunais superiores.

70014137517

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!