Consultor Jurídico

Defesa de Suzane decide se vai pedir nulidade do júri

20 de julho de 2006, 17h37

Por Priscyla Costa

imprimir

Os advogados de Suzane von Richthofen vão se reunir, nesta quinta-feira (20/7), para decidir se pedem ou não a nulidade do júri. A argumentação poderá ser embasada no abraço de Astrogildo Cravinhos no filho Cristian no fim do depoimento de quarta-feira (19/7). O depoimento foi marcado por emoção. Além de Cristian, alguns presentes choraram. Astrogildo subiu ao plenário para abraçar o filho, que mudou suas declarações após um acordo com o Ministério Público para ter a pena reduzida.

Segundo Mário Sérgio de Oliveira, um dos advogados de Suzane, a defesa irá analisar se a cena comoveu o júri. Se chegar a conclusão que isso pode influenciar o conselho da sentença, a nulidade será pedida logo no começo da sexta-feira (21/7) – dia da decisão.

Mauro Nacif, outro advogado de Suzane, já deixou claro que essa não é a posição dele, mas dos colegas Denivaldo Barni e de Mário Sérgio de Oliveira. Na quarta-feira, ele próprio retirou a reclamação feita no plenário quando a cena aconteceu por entender que Astrogildo foi movido por emoção.

Mas se não pedirá por um motivo, Nacif promete requerer a nulidade se tiver menos de duas horas e meia de sustentação oral. “Pode ter certeza que se eu só tiver 29 minutos e 59 segundos para defender minha cliente esse júri estará anulado”, afirma.

O juiz aposentado, Luiz Flávio Gomes, professor e doutor em Direito Penal, assistiu a cena no plenário. “O abraço não é motivo para pedir a nulidade do júri. Um argumento como esse é inválido”, avalia.

Acusação

Suzane, Cristian e Daniel são acusados pelo assassinato dos pais dela. Os três foram denunciados pelo Ministério Público por duplo homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima. Christian Cravinhos, especialmente, também responde por furto no mesmo processo. O crime aconteceu em outubro de 2002.

A estratégia traçada pela defesa dos irmãos Cravinhos é a de que foi Suzane quem arquitetou o plano. Os advogados da jovem afirmam o contrário: para eles, Suzane sempre foi inocente e não poderia ter planejado o assassinato dos pais porque se relacionava muito bem com eles.