Honra partidária

PT entra com notícia-crime contra Bornhausen e José Jorge

Autor

18 de julho de 2006, 19h04

O PT ofereceu notícia-crime ao Tribunal Superior Eleitoral contra o presidente do PFL, Jorge Bornhausen, e o candidato a vice-presidente da República pela coligação Por um Brasil Decente (PSDB-PFL), José Jorge. O pedido, feito nesta terça-feira (18/7), será relatado pelo ministro Caputo Bastos.

Na petição, o PT pede que o Ministério Público Eleitoral instaure ação penal contra os dois representados pela prática de crimes contra a honra do parido e de seus filiados. A notícia-crime foi assinada pelo presidente nacional do partido, Ricardo Berzoini. Ele cita declarações dos dois pefelistas, que teriam vinculado o PT aos aros de violência supostamente praticados pelo PCC em São Paulo.

“Ao afirmar que há ligações entre o PT e o PCC, os representados atribuem a filiados do PT a co-autoria de crime de dano (artigo 163 do Código Penal); incêndio (artigo 250 do Código Penal); explosão (artigo 251 do Código Penal); motim de presos (artigo 354 do Código Penal) e tantos outros praticados”, anota a petição.

Ricardo Berzoini classifica as declarações como “ato de nítida conotação eleitoral, certamente temendo o desgaste político que os eventos poderiam trazer à disputa eleitoral em curso”.

Ao documento, o PT anexou cópias de reportagens publicadas pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, e pelas agências de notícias Agência Estado e Folha Online. Entre elas, foram anexadas notícias publicadas no último dia 13, sob os seguintes títulos: “Alckmin e aliados vêem ligação do PT com PCC”; “Bornhausen liga dirigente do PT ao PCC”; “Bornhausen diz que desconfia de elo entre PT e PCC”; “Bornhausen reafirma suspeita de elo entre PT e PCC”; “Alckmin insinua ligação do PT com o PCC”; e “Após declaração sobre PCC, PT ameaça processar Bornhausen e Serra”.

NC 7

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!