Lista de processos

ONG divulga nomes de candidatos que respondem a ações penais

Autor

13 de julho de 2006, 19h20

A relação dos candidatos que buscam a reeleição e que respondem a processos criminais deve ser publicada, até o final de julho, no site da ONG Transparência Brasil. A informação é do diretor da entidade, Cláudio Weber Abramo, durante o 33º Encontro do Colégio de Presidente dos Tribunais Regionais Eleitorais, que começou nesta quinta-feira (13/7), em Cuiabá, e vai até sábado.

De acordo com Abramo, a idéia é divulgar o histórico parlamentar e judicial de cada candidato à reeleição, de cada estado. O objetivo é que a população conheça seu candidato antes de votar. Para o diretor, essa é uma das contribuições da Ong que desenvolve trabalho voltado ao combate à corrupção no país.

Durante o encontro, Cláudio Abramo lembrou de uma pesquisa que foi publicada em 2005. Ela revelou que 185 parlamentares do Congresso Nacional respondiam a 185 processos criminais. Entre as infrações estavam contrabando, assassinato e tráfico de drogas.

Abramo criticou as novas regras eleitorais que, na sua opinião, não vão acabar com o caixa dois. Para o diretor da ONG, o quadro da corrupção no país é tão alarmante que só uma fiscalização permanente da Receita Federal poderá coibir tal prática.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!