Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Advogados punidos

OAB Nacional mantém punições aplicadas pelas seccionais

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil manteve a maioria das punições aplicadas pelas seccionais da entidade a advogados que feriram o código de ética da categoria. A OAB Nacional manteve a punição aplicada pela seccional estadual em 55 dos 58 recursos julgados. As suspensões variam de 30 dias a um ano, dependendo da gravidade da falta.

Os processos foram julgados pela 2ª Câmara do Conselho Federal, em sessão extraordinária convocada pelo secretário-geral adjunto da OAB nacional, Ercílio Bezerra, devido ao grande volume de processos. Desde o início de 2006, foram apresentadas 500 reclamações contra advogados.

A Câmara só julga processos disciplinares em grau de recurso. A sessão contou com a presença de 16 conselheiros federais. Até essa sessão extraordinária, o órgão se reunia apenas uma vez por mês.

2005

A 2ª Câmara julgou 491 processos decorrentes de denúncias contra faltas cometidas por advogados no exercício da profissão, durante todo o ano de 2005. Em 90% dos processos julgados, os advogados acusados foram punidos com censuras, suspensões, multas ou até exclusões dos quadros da entidade.

Revista Consultor Jurídico, 11 de julho de 2006, 12h05

Comentários de leitores

2 comentários

É UMA PENA, QUE UM PROFISSIONAL DE DIREITO, LEV...

Pirim (Outros)

É UMA PENA, QUE UM PROFISSIONAL DE DIREITO, LEVE UM TEMPÃO PARA SE FORMAR, E DEPOIS VAI "SUJAR" TODA UMA CLASSE INSTITUCIONAL DO DIREITO. ENTÃO CHEGOU A HORA DE DAR UM BASTA NESSA "TURMINHA", DOA A QUEM DOER. E SÓ DESSA FORMA, É QUE O DIREITO NA JUSTIÇA, POSSA ATUAR FIRMEMENTE E QUALITATIVAMENTE.

Bom dia! Entendo que OAB deveria disponibili...

Mmorenno (Policial Militar)

Bom dia! Entendo que OAB deveria disponibilizar os nomes do Advogados que foram por ela punidos a de que cada Cidadão Brasileiro possa contratar profissionais honestos e competentes.

Comentários encerrados em 19/07/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.