Nova fase

CNJ e Bahia assinam convênio para reestruturar Judiciário

Autor

10 de julho de 2006, 16h05

Os principais problemas da Justiça do estado da Bahia serão traçados em breve. Dois meses depois da visita ao Judiciário baiano, o Conselho Nacional de Justiça assina, nesta terça-feira (11/7), um convênio de parceria com os três Poderes do estado.

O convênio prevê, de início, um prazo de 180 dias para que sejam enumerados os problemas e, numa segunda tacada, a reestruturação do caótico Judiciário baiano. Caberá ao CNJ dar a assistência técnica necessária e ao estado indicar os técnicos para fazer o diagnóstico.

O acordo será assinado pelo corregedor-geral do CNJ, ministro Antônio de Pádua Ribeiro, pelo governador, Paulo Souto, presidente da Assembléia Legislativa do estado, deputado Clóvis Ferraz, e pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Benito Figueiredo.

O presidente da seccional baiana da OAB, Dinailton de Oliveira, se disse satisfeito com o convênio. “Nós, que estamos aqui em constante agonia para sobreviver, e para a população, que anda totalmente descrente na Justiça, ficamos felizes com a medida, pois acreditamos que agora será possível solucionar os conflitos por meio do Poder Judiciário.”

A missão

Nos dias 8 e 9 de maio, cinco conselheiros do CNJ — Alexandre de Moraes, Antônio de Pádua Ribeiro, Marcus Faver, Oscar Argollo e Ruth Carvalho — foram enviados à Bahia para checar o caos relatado no Judiciário estadual. A visita foi motivada por um pedido de providências da seccional baiana da OAB.

Os problemas relatados são inúmeros: estruturais, políticos, orçamentários e morais, entre outros. Desde que esteve na Bahia, o CNJ procurou unir os três Poderes em busca da melhor solução.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!