Reajuste negativo

Preços das tarifas de telefonia fixa local vão cair

Autor

5 de julho de 2006, 19h12

As tarifas de telefonia fixa local terão seus preços reduzidos. A informação é do ministro da Comunicação, Hélio Costa. Uma das causas da redução das tarifas foi a substituição do IGP-M —Índice Geral de Preços de Mercado pelo IST — Índice de Serviços de Telecomunicações, como indexador do reajuste. Além disso, houve a aplicação do fator X, que prevê o compartilhamento de parte dos ganhos econômicos da empresa com o consumidor.

A Anatel — Agência Nacional de Telecomunicações já definiu que para a Telemar, que atua no Rio de Janeiro e em vários outros estados do país, o reajuste anual será negativo 0,5134%. Para a Telefônica, de São Paulo, a queda será de 0,3759%. Na Brasil Telecom o reajuste será negativo em 0,4222%. Para CTBC, do Triângulo Mineiro, o índice será de -0,409% e para a Sercomtel, de Londrina (PR) de -0,3759%.

Mas por enquanto as reduções ainda não vão sair do papel, de acordo com o ministro, porque a Anatel está sem presidente há cerca de um mês. E, pela legislação, o presidente da agência é único que pode assinar a decisão para ser publicada no Diário Oficial e começar a produzir efeitos. As informações são da agência Globo

Costa terá uma reunião na quinta-feira (6/7), com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e possivelmente, com o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para tentar definir um nome para presidente da Anatel. A idéia é nomear interinamente uma pessoa e também já escolher um nome para assumir efetivamente a agência.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!