Tribunal fantasma

Entidade privada não pode usar brasão da República, decide CNJ

Autor

5 de julho de 2006, 7h00

O Tribunal Arbitral Federal do Estado do Rio Grande do Sul está proibido de usar o brasão da República em seu logotipo, bem como terá de inventar outra denominação para se identificar. Apresar do nome pomposo e das aparências, o tribunal é uma entidade privada.

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça decidiu, nesta quarta-feira (4/7), que é ilegal o uso do brasão da República por entidades privadas e não autorizadas a fazê-lo. A decisão será comunicada ao Ministério Público e a delegados federais de todo o país.

O conselheiro Douglas Rodrigues, relator do caso sustentou que “a confusão entre os órgãos do Poder Judiciário e aqueles de natureza privada, encarregados de exercitar a arbitragem, pode acarretar danos graves sobre o conjunto dos cidadãos brasileiros”.

O pedido de providências foi feito pelo delegado da Polícia Federal César de Freitas Xavier, de Uruguaiana (RS). Ele questionou se era legal uma entidade de direito privado utilizar o símbolo, assim como a denominação “Tribunal Arbitral Federal do Estado do Rio Grande do Sul”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!