Consultor Jurídico

Procurador indicado para o STJ será sabatinado na quarta

4 de julho de 2006, 13h44

Por Redação ConJur

imprimir

Indicado para o Superior Tribunal de Justiça, o procurador Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin será sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado nesta quarta-feira (5/7), às 10h. Se aprovado, seu nome será votado em Plenário e, depois, segue para nomeação para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Edson Vidigal.

A escolha foi feita na última terça-feira (27/6). A lista tríplice foi entregue pelo presidente do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 8 de junho. Antônio Herman Benjamin concorreu à vaga com a procuradora Valderez Deusdedit Abbud, também de São Paulo, e a subprocuradora-geral da República Julieta Elizabeth Fajardo Cavalcanti de Albuquerque.

O procurador

Membro do Ministério Público de São Paulo desde 1982, Antônio Herman é procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor. Mestre em Direito pela University of Illinois College of Law, dá aulas de Direito Ambiental e Comparado e Direito da Biodiversidade na Universidade do Texas.

Foi diretor-cultural da Associação Paulista do Ministério Público e membro do Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo. Participou da elaboração de várias leis em vigor no Brasil, integrando a comissão que redigiu o Código de Defesa do Consumidor.