Desvio de dinheiro

Ex-prefeito Celso Pitta é denunciado por corrupção

Autor

4 de julho de 2006, 18h43

O procurador da República Rodrigo de Grandis, do Ministério Público Federal em São Paulo, ofereceu denúncia contra o ex-prefeito paulistano Celso Pitta pelos crimes de corrupção passiva, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Segundo a denúncia, o prefeito enviou para contas em Nova Iorque, Suíça e Guernsey (Comunidade Britânica) dinheiro desviado da construção de obras publicas na capital de São Paulo durante o período em que ficou à frente da Secretaria de Finanças e depois na prefeitura de São Paulo.

Além de Pitta, foram denunciados a bancária Rachelle Abadi e o banqueiro Edmundo Safdié, acusados de montar as operações financeiras que permitiram a transferência do dinheiro para o exterior. Rachelle, também conhecida como Chella ou Sheila Abadi, pode responder pelos mesmos crimes de Pitta, exceto corrupção. Safdié poderá ser processado na Justiça Federal pela operação de lavagem de dinheiro do ex-prefeito na Suíça.

A nova denúncia, se recebida, tramitará na 2ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, por conexão com o processo do qual são réus o ex-prefeito Paulo Maluf, seu filho Flávio, o ex-diretor financeiro da empresa Mendes Júnior, Simeão Damasceno, e o doleiro Vivaldo Alves, o Birigui. Isso porque os crimes seriam correlatos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!