Clima tenso

Governo boliviano vai expropriar terras de brasileiros

Autor

2 de julho de 2006, 11h38

Por Ronaldo Herdy

Ficou mais tensa esta semana a situação entre o Brasil e a Bolívia. O último fato a agravar o relacionamento foi à decisão do presidente boliviano, Evo Morales, de autorizar o envio de notificação aos brasileiros informando que desapropriará em breve suas terras, com ajuda das Forças Armadas.

Milhares de brasileiros que vivem nos Departamentos de Beni e Pando, na região noroeste da Bolívia, já estão de posse dos avisos. O documento deixa claro que as desocupações não serão acompanhadas de indenizações pagas pelas autoridades bolivianas. As famílias terão de se retirar das propriedades carregando apenas pertences pessoais.

Para tentar acalmar a situação e defender os interesses do Brasil e dos brasileiros, o presidente Lula deve mandar uma missão especial a La Paz, na próxima sexta-feira e sábado (7 e 8/7). Nela estarão representantes dos ministérios da Justiça, Minas e Energia, Relações Exteriores, Trabalho e Emprego, Abin – Agência Brasileira de Informações, Polícia Federal, entre outros.

A ordem do Palácio do Planalto é negociar o máximo possível, evitando conflitos. No entanto, se os bolivianos baterem o pé, o Brasil pode usar algumas armas diplomáticas. Uma delas é a suspensão do Acordo de Regularização Migratória que os dois países assinaram em setembro do ano passado, foi renovado em março e com vigência até setembro de 2006.

Tal tratado já possibilitou a legalização de 20 mil bolivianos que vivem no Brasil. Outros 40 mil cidadãos nascidos naquele país poderão ser beneficiados com o visto concedido pelo Ministério da Justiça, já que o Brasil tem interesse em negociar um aditivo. Mas tudo dependerá do clima que reinar em La Paz, no próximo final de semana.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!