Consultor Jurídico

Artigos

A vingança

O sistema penitenciário brasileiro é um estrondoso sucesso

Comentários de leitores

4 comentários

Somente gostaria de saber, então, qual a sugest...

Rodolfo Rodrigues Filho (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)

Somente gostaria de saber, então, qual a sugestão do autor do artigo para a situação atual da sociedade brasileira, e para os cidadãos de bem ??

Excelente artigo. Pela ótica das garantias cons...

Alysson Amorim Mendes da Silveira (Estudante de Direito)

Excelente artigo. Pela ótica das garantias constitucionais, falência é expressão branda para definir a situação do sistema penitenciário brasileiro. Todavia, engana-se quem ingenuamente acredita que os objetivos da pena de prisão travam relações com quaisquer valores que dignificam o homem e orientam a constituição de uma sociedade justa e democrática. Pelo contrário, os legítimos propósitos que orientam o sistema penitenciário sempre foram os mais obscuros e cruéis e lamentavelmente nunca deixaram de lograr êxito. Cria uma nefasta visão maniqueísta de mundo, tão corrente em nossos veículos de comunicação: os homens de bem e homens de mal. Serve como órgão controlador e opressor das classes humildes. Separa, como nos ensinou Foucault, ilegalidade e delinqüência, orientando toda a máquina punitiva do Estado no sentido de coibir as delinqüências (geralmente praticadas pelos mais pobres), fragilizando-a no combate aos crimes de colarinho branco. Inequívoca lição, professor: o sistema penitenciário brasileiro é um sucesso!

Imagine os presídios dos outros Estados. São Pa...

Rossi Vieira (Advogado Autônomo - Criminal)

Imagine os presídios dos outros Estados. São Paulo melhorou muito nos últimos 10 anos. Isso é real, basta o testemunho daqueles que acompanham a rotina diária das penitenciárias. Na verdade não tenho conhecimento de que prisões sejam centros de reabilitação em algum lugar do mundo. Na américa do norte, EUA, também é um retrocesso. Na Europa, centros como os da Itália, Portugal e França são assutadores como os daqui. No Brasil, entretanto, a superlotação é evidenciada porque alguns juízes não colaboram com a realidade prática do páis. Coloca-se na cadeia aquela que furtou desodorante e deixam na rua políticos que subtraem milhões de dólares dos cofres públicos, atingindo a grande maioria dos brasileiros necessitados. Na américa do norte é possível, ainda, encontrar corruptos na cadeia. Na China, eles são executados. Parabéns pelo artigo do professor Alexandre que foi afundo na realidade do país. otavio augusto rossi vieira advogado criminal em São Paulo

"My object all sublime I shall achieve in time...

Hwidger Lourenço (Professor Universitário - Eleitoral)

"My object all sublime I shall achieve in time To let the punishment fit the crime" O Mikado, II ato. Que nosso sistema prisional é terrível, não restam dúvidam. Porém, se é do que dispomos, que seja. Que enquanto o Povo (nós) não tome consciência de sua responsabilidade na escolha dessa corja que nos governa, e eleja melhores governantes, os criminosos continuem presos nos locais em que dispomos. Até porque, segundo uma limitação imposta pelas leis (da física), quem está preso não está ao mesmo tempo, em outro lugar, cometendo crimes. Não estão vendendo drogas, nem matando, roubando, ferindo.... E levá-los ao nosso sistema prisional é vingança? Que seja. Pessoalmente eu considero JUSTIÇA. Mas ainda acho curioso que ninguém se ocupe dos direitos das vítimas.

Comentar

Comentários encerrados em 4/02/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.