De cara nova

Portal do Estadão muda, integra redações e agrada leitores

Autor

27 de janeiro de 2006, 16h40

Fila - por SpaccaSpacca" data-GUID="fila.png">A nova cara do Portal do Estadão agradou os leitores. “O novo formato está mais bonito e funcional”, opinou o ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Ferreira Mendes.

A estréia do leiaute aconteceu na quarta-feira (25/1). A reformulação trouxe uma nova organização dos blocos de conteúdos, o que permite navegação mais fácil e interativa. As mudanças coincidem com o sexto ano do portal.

“Com mais links na capa ficou mais fácil ter uma visão geral do que há de importante e ir atrás do que interessa” — define o criminalista Arnaldo Malheiros. “Há simplicidade de acesso a abundância de conteúdo”, conclui.

Desde março de 2000, o site reúne toda informação produzida pelo Grupo Estado: os jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, a Rádio Eldorado (AM e FM), Agência Estado e o Listão do Estadão. Entre as principais novidades, estão: a consolidação da fusão das redações do portal, de O Estado de S. Paulo e do Jornal da Tarde (totalmente integradas nesse novo projeto) e a estréia de novos sites de O Estado de S. Paulo e do Jornal da Tarde, com parte de seu conteúdo aberto para não-assinantes.

Para o tributarista Raul Haidar, “as novidades deram organicidade ao conjunto e facilitam a leitura”.

As redações dos jornais impressos e da internet foram totalmente integradas, passando a trabalhar coordenadamente — da pauta até a edição final, passando pela reportagem, fotografia produção de artes e infográficos interativos. Essa é uma tendência que começa a ser implementada pelos principais jornais de todo o mundo. O New York Times iniciou um processo de integração que espera completar em um ano e o Liberatión lançou o que chama de diário “bimedia”, um jornal ao mesmo tempo em papel e online.

O Estado de S. Paulo e o Jornal da Tarde se colocam assim na vanguarda do jornalismo no século 21, como um dos primeiros no mundo — e o primeiro no Brasil — a concretizar esse processo de fusão das redações” , afirmou o editor-executivo do Portal, Ricardo Anderáos. Segundo ele, essa integração garante um grande aumento na qualidade da informação em tempo real veiculada no portal, que conta também com todos os serviços de informação da Agência Estado e da Rádio Eldorado.

De acordo com o diretor de Marketing e de Mercado Leitor, Antônio Hércules Júnior, a integração online e offline vai permitir uma atuação mais efetiva junto ao público jovem, que tem estado mais distante do jornal. “De fato, é uma aposta maior na força da marca, independente do meio de distribuição, papel ou digital”, acredita o diretor.

Outro destaque do lançamento é a estréia dos novos sites de O Estado de S. Paulo e do Jornal da Tarde, com parte de seus conteúdos abertos para os não-assinantes. Em versão otimizada para WEB, trazem todas as informações dos jornais de forma muito mais fácil e rápida de ler. “A cada dia, os editores vão selecionar várias matérias que poderão ser acessadas livremente, mesmo por não-assinantes, nessa versão HTML. A versão digital e as páginas em PDF serão mantidas, mas essas só podem ser acessadas por assinantes. As novas versões para HTML têm navegação totalmente integrada ao restante do portal”, revela Anderáos.

Com novo visual, navegação mais fácil e melhor organização das informações, o novo portal traz uma separação das seções de informação em tempo real: nacional, internacional, economia, cidades, educação e ciência, esportes, arte e lazer e vida digital dos canais que concentram informação produzida por parceiros ou terceiros. São eles: o site Consultor Jurídico, Shopping, Blog do Noblat, Link, Finanças Pessoais, Investimentos, Infantil, Agronegócios, Turismo, entre outros.

Outra novidade é que passa a cobrir eventos com informações em tempo real, como resultados de jogos de futebol, apurações de eleições, votações no Congresso, entre outros assuntos. O jogo do Palmeiras na Copa Libertadores, na noite da última quarta-feira (25/1), marcou a estréia dessa novidade.

A partir de agora, o portal conta com uma nova ferramenta de busca local do Listão do Estadão, para quem procura empresas de comércio e serviços em todo o Brasil, anunciantes do Listão. Também está prevista, em três semanas, a estréia dos novos sites da Rádio Eldorado AM e Eldorado FM, com visual próprio mas navegação totalmente integrada ao portal.

O novo portal também desenvolve uma estratégia dirigida ao mercado anunciante, em função do seu forte relacionamento com os mais importantes segmentos nos quais atua com grande eficiência. “Apostamos no novo visual com a finalidade de facilitar ainda mais o acesso de novos segmentos ao veículo. Queremos servir e atingir um público cada vez maior por meio da internet”, destacou a gerente comercial do Estadao.com.br, Arines Garbin.

Acesso em números

Mais de 154 milhões de páginas de notícias são acessadas por mês no portal do Grupo Estado, num total de 2,2 milhões de unique visitors mensais (dados AE). Uma das principais características do público do Estadao.com.br está na origem dos acessos. Ao contrário da grande maioria de serviços oferecidos na internet, os leitores do Portal do Estadão acessam o site a partir do local de trabalho, em horário comercial.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!