Contagem das férias

Justiça livra parlamentares faltosos de corte de ponto

Autor

23 de janeiro de 2006, 16h47

Os parlamentares que deixaram de comparecer ao Congresso de 16 de dezembro até o início das sessões do Plenário na última segunda-feira (16/1) não sofrerão corte de ponto. A decisão, em liminar, é juiz federal Carlos Augusto Pires Brandão.

Segundo a decisão do juiz, existem “instâncias e procedimentos adequados à apuração de legitimidade e responsabilidades, sem que se deva maltratar princípios constitucionais fundantes do Estado Democrático de Direito, em especial os da separação dos Poderes e do devido processo legal”. As informações são da Agência Câmara.

A liminar que obrigava o corte dos pontos foi concedida no dia 16 de janeiro pelo juiz federal Márcio José de Aguiar Barbosa, da 20ª vara de Justiça do Distrito Federal. O pedido foi resultado de uma ação popular movida pelo advogado Pedro Eloi Soares. Conforme a decisão, cada parlamentar teria 30 dias após o fim da convocação para justificar a ausência.

A liminar de Barbosa determinava a presença dos parlamentares no Congresso desde 16 de dezembro de 2005, quando teve início a convocação. Porém, como informa a Agência Câmara, a convocação foi dividida em dois períodos. No primeiro, de 16 de dezembro a 15 de janeiro, estava prevista apenas a continuidade dos trabalhos das CPIs, do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e da Comissão Mista de Orçamento. Ou seja, não havia sessões plenárias marcadas. A segunda etapa, com as sessões de votação em plenário, estava prevista para o período entre 16 de janeiro e 14 de fevereiro.

Pelo Regimento Interno da Câmara, a presença dos deputados é aferida apenas nas sessões de Plenário. O presidente da Casa, Aldo Rebelo, já havia, em dezembro, determinado o corte de ponto dos parlamentares faltosos. “A Constituição e o Regimento serão aplicados rigorosamente no caso dos deputados faltosos”, afirmou.

Até o momento, 97 dos 513 deputados optaram por devolver o adicional referente à convocação, não recebê-lo ou doá-lo. A primeira parcela foi paga em 30 de dezembro. O segundo salário extra está previsto para ser pago em fevereiro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!