Consultor Jurídico

Operação Anaconda

STF concede progressão de regime para Rocha Mattos e Bellini

O delegado José Augusto Bellini e o juiz federal afastado João Carlos da Rocha Mattos denunciados na Operação Anaconda, que investigou a venda de sentenças judiciais em São Paulo, terão progressão de regime fechado para aberto. Bellini e Rocha Mattos foram condenados a três anos de prisão por formação de quadrilha, junto com outros sete réus.

O Supremo Tribunal Federal estendeu o benefício concedido ao ex-delegado da Polícia Federal. A decisão é do ministro Joaquim Barbosa e foi concedida em 19 de dezembro de 2005. A liminar, no entanto, é restrita à condenação por formação de quadrilha ou bando. Rocha Mattos também responde processo por abuso de autoridade e peculato.

O ministro aplicou ao caso o enunciado da Súmula 716 do STF, segundo a qual “admite-se a progressão de regime de cumprimento da pena ou aplicação imediata de regime menos severo nela determinada, antes do trânsito em julgado da sentença condenatória”.

HC 86.005




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 6 de janeiro de 2006, 18h03

Comentários de leitores

3 comentários

É a velha história: aos pobres, os rigores da l...

Hilda Leal (Funcionário público)

É a velha história: aos pobres, os rigores da lei; aos ricos, os benefícios... De resto todo mundo sabe que só fica na cadeia os pobres. A cadeia foi feita para pobre! Tanto é, que se a moda de enquadrar togado e enfiá-los no xadrez pega (!), haveria uma revolução nos xilindrós, seriam todos reformados e ganhariam status de hotel 5 estrelas...

Este é o país em que o crime compensa! E os cri...

Band (Médico)

Este é o país em que o crime compensa! E os criminosos são recompensados! Lamentável!

Considerando-se o Pais em que moram...

hammer eduardo (Consultor)

Considerando-se o Pais em que moramos , diria humildemente que ate que demorou muito , é uma pena pois fica dificil cobrarmos Justiça a ferro e fogo para os demais. Vamos ver como fica a coisa daqui para a frente. Pra quem ja se esqueceu , estes absurdos se juntam a outros mais recentes como aquele caso em que um Ministro mandou soltar os malufs, bob pai e bob filho alegando "ter ficado com pena" . Com este tipo de mentalidade , devemos estender o beneficio para outros "mal compreendidos" da nossa dita sociedade como por exemplo o Sr.Luiz Fernando da Costa, vulgo Fernandinho Beira Mar , notorio comerciante de produtos discutiveis mas que entretanto não possui 250 milhões de dolares "estacionados" nas Ilhas Jersey que a nossa Justiça(?) surrealista não consegue repatriar. Esses são FATOS , o resto do entulho verborragico serve mais para adormecer a boiada. So vomitando!

Comentários encerrados em 14/01/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.