Tempos difíceis

O papel da OAB paulista na ditadura militar é tema de livro

Autor

24 de fevereiro de 2006, 17h25

Relatos inéditos de perseguidos políticos, depoimentos de importantes advogados e o papel da seccional paulista da OAB na época da ditadura militar no país é o assunto do livro do advogado criminalista Cid Vieira de Souza Filho.

Resgatando documentos arquivados há mais de 30 anos pelo pai, Cid Vieira de Souza, falecido em 2002, o criminalista reuniu matéria-prima de valor histórico para lançar, OAB X Ditadura Militar, no dia 3 de abril a partir das 18h30, na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo.

O livro é também uma homenagem ao pai, um dos nomes de maior expressão no meio jurídico — responsável por instituir o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil em 1971. Cid Vieira de Souza também foi presidente da OAB paulista por quatro mandatos consecutivos num período em que houve a maior repressão política e o início dos debates da redemocratização. O autor reverterá toda a renda obtida com os direitos autorais do livro para a Casa Hope — Apoio à Criança com Câncer.

A obra OAB X Ditadura Militar traz relatos inéditos de advogados e políticos de expressão nacional como o coronel Erasmo Dias, ex-Secretário da Segurança Pública de São Paulo, a deputada Federal Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP), do tributarista Ives Gandra da Silva Martins, entre outros. Eles contam tudo o que vivenciaram na época da ditadura, a ação da polícia, a repressão e o trabalho da OAB-SP, liderado pela luta pessoal de Cid Viera de Souza.

Quase todo o livro é composto por reportagens de veículos da imprensa nacional. No capítulo OAB-SP e o Confronto com a Ditadura Militar, o autor apresenta cartas de advogados, cujos nomes foram preservados, encaminhadas ao seu pai, relatando as torturas sofridas e agradecendo a pronta e eficaz intervenção da entidade. Em outro capítulo, o autor demonstra por meio de documentos o monitoramento feito pelo DOPS à OAB de São Paulo, seguindo todos os passos de seus dirigentes.

OAB X Ditadura Militar vai além de uma obra de cunho histórico. Depoimentos e relatos rememoram e trazem à tona a importância da liberdade de expressão e da democracia dentro da sociedade.

Criador da obra

Cid Vieira de Souza Filho atua principalmente no campo do direito penal econômico, incluindo crimes do colarinho branco, sistema financeiro e tributário, fraudes em geral, proteção ambiental, propriedade industrial e defesa do consumidor. É formado pela PUC de São Paulo, com especialização em Direito Criminal pela Université Paris — Sorbone (1979) e Direito Processual pela PUC (1980).

Outras informações

Título: OAB X Ditadura Militar

Autor: Cid Vieira de Souza Filho

Lançamento: Segunda-feira, 3 de abril de 2006 a partir das 18h30 na Sociedade Harmonia de Tênis. R. Canadá, 658 — Jardim América – São Paulo – SP.

Editora: Quartier Latin

Preço: R$ 45,00

Números de páginas: 237

ISBN: 85-7674-058-3

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!