Tarifa telefônica

Governo adia fim da tarifa telefônica por pulsos por um ano

Autor

23 de fevereiro de 2006, 12h33

O Ministério das Comunicações decidiu adiar por um ano a entrada em vigor da regra que previa a conversão de pulsos em minutos na medição das ligações telefônicas. A mudança estava prevista para ocorrer a partir de 1º de março. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (22/2) pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa.

De acordo com o ministro, consumidores que fazem ligações com mais de três minutos de duração seriam prejudicados com a mudança, que também iria aumentar “em 100%” os custos para os usuários de internet discada. Nesta quinta-feira (23/2), as concessionárias de telefonia do país estão em reunião com a Anatel que deve explicar a medida.

Segundo avaliação do Idec — Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, uma ligação de 15 minutos poderia ficar até 120% mais cara e uma ligação de 60 minutos até 160% com a mudança.

Durante o anúncio, Hélio Costa avaliou que não houve influência da Fazenda na decisão de adiar o início da conversão. Também afirmou que a decisão de suspender a mudança não representa quebra de contrato com as empresas de telefonia, já que o governo pode revê-los antes de implementá-los. Segundo ele, o ministério oficializou a decisão nesta quarta e as empresas de telefonia já foram informadas da mudança.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!