Consultor Jurídico

Comentários de leitores

52 comentários

È muito interesante essa discussão.Ocorre que o...

glindolfo (Servidor da Secretaria de Segurança Pública)

È muito interesante essa discussão.Ocorre que os crimes hediondos, deveriam ter uma gradação.Aqui em pernambuco,condenado por crime de estupro cometidos contra crianças, foi agraciado com o regime de progressão de pena.O resultado foi que o monstro aproveitou da moleza, estuprou e matou com requintes de crueldade, uma criança de 10 anos, tendo inclusive retalhado e queimado os restos da pobre criança. Os responsáveis pela concessão, afirmaram que desconhecer parecer psiquiátrico sobre a personalidade criminosa do monstro.

sou professor da rede pública do estado de são ...

Walter (Professor)

sou professor da rede pública do estado de são paulo(ciências fisícas e biológicas) atuo também com técnico de necropsia na minha cidade , porém houve uma tragédia, comigo, estou sendo processado por homicidio, na época e local dos fatos, houve um disparo acidental de arma de fogo, onde eu não sabia que tal instrumento de desgraça estava escondido entre minha camisa que por sinal era do trabalho , onde identificava iml/necrópsia, nego a autoria como réu confesso, mas ao longo desse tempo aproximadente 3anos vivo em total depressão , meus pensamentos são os mais confusos possíveis, já fui interrogado pelo exelentissimo juiz e houve também o depoimento das testemunhas de acusação que são unanimes em me acusar, por isso peço encarecidamente ao consultor juridico , que esclareça sobre minha possível pena, e meus possíveis recursos ,apesar de graças a deus conseguir um bom defensor, que tenta me tranquilizar psicologicamante de todas as maneiras, mas como supra mencinado ,apesar desse tempo venho fazendo uso de medicamentos controlados constantemente, pois não consigo "dormir" mais, estou muto apreensivo, quando ao julgamento e a sentença ,pois tenho familia , filhos menores, esposa, trabalho fixo como funcionário público, a mais de 10 anos. e não gostaria de perder a minha vida social por algo que não tenho culpa. agradeço a atenção e aguardo ansiosamente uma síntese do que pode me acontecer , pois eu tenho conhecimento em ciências fícas e biologicas; e anatomia humana , sou leigo sobre execucões penais.reintero meu pedido e agradeço desde já.

É uma verdadeira folia carnavalesca. Entre conf...

Edmilson (Bacharel)

É uma verdadeira folia carnavalesca. Entre confetes e serpentinas, pierrôs e colombinas, o circo está armado e o grande palhaço é como sempre o cidadão honesto. E todos os nobres colegas têm a sua devida razão, de acordo com a brasa e a sardinha! Bom carnaval à todos, inclusive aos que trabalharão arduamente nos escritórios durante a folia para atender a demanda reprimida que logo mais será solta!

Não consigo acreditar que existem pessoas que p...

RBS (Advogado Autônomo)

Não consigo acreditar que existem pessoas que preferem seus clientes a seus familiares. Concordo com a correto julgamento utilizando de nossas Leis. Porém, questiono se as Leis estão atendendo as necessidades da população. Uma população que não aguenta mais a criminalidade e, em contra partida, criminosos que já chegam aos presidios contando com muitos beneficios legais. Será que o crime compensa ? Um Advogado amigo meu um dia pensou como muito dos senhores em relação a beneficios para presos. Até o dia que ele levou um tiro de um preso QUE ESTAVA DE INDULTO NATALINO na rua. Hoje este advogado está na cadeira de rodas. E o bandido solto, andando com suas proprias pernas e novamente procurado pela justiça. Hoje, este Advogado presta serviços a vitimas de crimes hediondos como assistente de acusação. Está ganhando mais dinheiro defendendo a sociedade do que antes. Hoje corre tranquilo atrás da sua felicidade fazendo sua parte na sociedade com sua inteligência, pois correr atrás da felicidade com " suas próprias " pernas não mais poderá fazer.

Realmente minha cara Edna, os homens de bem dev...

caiçara (Advogado Autônomo)

Realmente minha cara Edna, os homens de bem deveriam fazer como Medici, ou como Bush, ou como Blair, ou até como Chirac colocando os malfeitores e os facínoras em seu verdadeiro lugar: debaixo de sete palmos de profundidade! Então Edna é assim, se antes soltávamos alguns, por influência, por dinheiro, ou mal carater, hoje soltaremos todos, afinal vivemos na Republica dos Bananas! Se um faz, por que não todos? É uma pena seu escritório não abrigar advogados da minha estirpe, Deus queira que ao menos abrige advogados! A comunidade de SP elegeu o Coronel Ubiratan porque já sabe que se depender dos aplicadores de direito, dos juízes, dos Tribunais, todo bandido vai ficar solto, porque não interessa construir mais presídios, não interessa a segurança social, interessa é o lucro! O ganho fácil! A leniência de um Estado moribundo! Já falei, Chamem os militares e fechem tudo pra balanço!

Se certos homens que se auto-sugestionam como s...

Paulo Emílio (Servidor)

Se certos homens que se auto-sugestionam como sensatos acusam aqueles de fascistas e nazistas por defendem a pena de morte a animais aos quais insistem em qualificá-los de seres humanos "recuperáveis", por favor, me chamem então de nazista e fascista. Será um elogio supremo!!

A polêmica na decisão do Supremo, está no fato ...

Eduardo Ferreira Sacramento (Estudante de Direito)

A polêmica na decisão do Supremo, está no fato de ser esta corte, mais uma vez, ser obrigada a corrigir uma incoerência legislativa, na elaboração da lei 8.072, de deputados e senadores que, no Congresso Nacional, fazem trapalhadas todos os dias. Essa função, gostem ou não as pessoas é do Supremo - ser um legislador negativo, no caso de ofensa à CF. Quanto à progressão do regime, a análise deverá ser feita pelos Juízes da Ezecução, daí será importantíssima a atuação de órgãos como MP e CNJ, para não permitirem que a soltura de bandidos criminosos seja feita sem critérios, baseando-se somente no cumprimento de 1/6 da pena, pois o art. 112 da LEP não é exíguo somente nesse requisito. Por fim, os operadores do direito devem trabalhar no interesse de seus clientes, se a lei tem artigos inconstitucionais, paciência, deverão ser cobrados os legisladores, para que façam seu trabalho corretamente e não afrontem a Constituição Brasileira quando promulgarem as leis. Um abraço a todos. Eduardo

Caicára, nome por nome, a lei 8072 só funcionav...

Edna (Advogado Sócio de Escritório)

Caicára, nome por nome, a lei 8072 só funcionava para preto pobre e p@@@. Todos os grandes crimes de repercussão que envolveram pessoas de "nome", como o seu amado coronel 111 ubiratan, matam, ou mandam matar, mas estão soltos.Não sou laxista do direito penal, termo que vc deve ter aprendido com seus colegas do TACRIM/SP. O criminosos realmente perigosos não serão libertados, pois o Juiz tem o poder de indeferir a progressão, coisa que acho vc ainda não sabe, ou finge não saber. Seus argumentos estapafúrdios servem apenas para mostrar à comunidade jurídica o motivo pelo qual SP elegeu o coronel 111 ubiritan, com o numero de mortes no carandiru como numero de candidato.Agora, se vc não está contente com o que ve, le, o o STF decide, faça como Medici, outro idolo seu , dizia: mude-se.O meu escritório, não é "casinha de boneca", porque não abriga advogados da sua estirpe.

Edna, deixa de ser boba menina! Você acha que o...

caiçara (Advogado Autônomo)

Edna, deixa de ser boba menina! Você acha que os caras vão analisar as "condições socio-psicológicas" dos condenados? Um a um? hahahaha! Vão só ver o nome, como se faz em 10 de cada 10 varas de execução! Exemplo: É filho do Pelé, pode soltar! É traficante que financiou carreira de politico, pode soltar! Por que não progrediram o regime do toninho da barcelona? só porque ele sabe quem financiou o PT??? Se você é sócia de escritório e ainda é tão "pueril", seu escritório deve ser uma "casinha de bonecas"! Realidade pessoal! Ontem, quando o TJ liberou o Ubiratan, só porque ele cumpriu seu dever legal de impedir uma rebelião, todo mundo (laxistas) reclamou que éra uma vergonha, etc! Hoje, o STF "Só Tamo Ferrando", abre a possibilidade de liberdade de milhões de criminosos verdadeiros e irrecuperáveis, que deveriam ter sido eliminados do convivio social, e o "povo" gosta! Coloquei entre aspas povo porque o verdadeiro povo (cidadão) está revoltado, quem gostou foi quem viu a porta aberta a seus "bons clientes"! Já falei: é "in" ser bandido no Brasil! A falta de vergonha na cara que alguns ministros do stf e muitos profissionais do direito demonstram é o norte do caminho para qual o Brasil se dirige! Vamos virar o Haiti, na melhor da hipóteses!

ainda bem que eu votei no NÃO.

Ricardo Mignone (Advogado Sócio de Escritório)

ainda bem que eu votei no NÃO.

Nobres Colegas, Peço a Deus que estes bandid...

RBS (Advogado Autônomo)

Nobres Colegas, Peço a Deus que estes bandidos nunca batam a porta de seus lares. Pois caso batam, sentirão um profundo arrependimento de terem um dia defendido a progressão para crimes hediondos. Alías, se tiverem pena destes bandidos, da próxima vez que baterem na minha porta, recomendarei a de vcs.

Esse caicára é um verdadeiro idiota mesmo. Além...

Edna (Advogado Sócio de Escritório)

Esse caicára é um verdadeiro idiota mesmo. Além de defender e votar no coronel 111 ubiratan, vem falar baboseira da decisão do Supremo.Ó energumeno, o Juiz não vai botar todo mundo na Rua. O que o STF possibilitou é que se analise o comportamente do preso para poder-se verifcar com base na LEP se o mesmo faz jus à progressão. Assasinos, estutupradores, grandes traficantes ( se é quem tem algum preso), não estarão necessariamente fora da cadeia.A par disso, o congresso deve aprovar, em breve, lei para que nos crimes de maior gravidade, como os da lei 8072, a progressão se dê com o cumprimento de 1/3 da pena.Ve se estuda antes de postar, ou volta para a prai, ó caiçara.

Os defensores das teses do Ratinho, Datena, Bor...

olhovivo (Outros)

Os defensores das teses do Ratinho, Datena, Boris Casoy etc., de que os autores de crimes devem apodrecer na cadeia, poderiam explicar o porquê do aumento vertiginoso dos crimes hediondos (tráfico, sequestro etc.) em 15 anos de vigência da "lei salvadora da pátria". Ela resolveu alguma coisa? Na realidade ela somente tornou os criminosos mais brutalizados, num sistema penitenciário de quinto mundo.

E ainda tem gente que compara os indices de cri...

caiçara (Advogado Autônomo)

E ainda tem gente que compara os indices de criminalidade dos EUA com os daqui! ahahahahahahahah! Para esse pessoal a classe média trabalhadora e cumpridora das leis é composta de facistas e nazisas, muito embora nenhum deles sequer conheça uma linha dessas ideologias! Ou seja, para eles, facista é o indivíduo que quer ver o criminosos na cadeia, que é o seu lugar! Pois bem caros idiotas, a criminalidade nos EUA é infinitamente menor que a encontrada aqui. E lá ela ocorre não pela sensação de impunidade, mas porque, como todos sabemos, em qualquer agrupamento humano existem indivíduos que querem contribuir para o meio social e outros que não concordam em cumprir as leis, isso é normal. Anormal é a situação do Brasil, aonde àqueles que não cumprem a lei são privilegiados pelos julgadores e encontram cada vez mais defensores entre "os que deveriam zelar pale aplicação da Justiça". Aqui ser bandido é "in"! Pergunto: alguém faz esse escarceu todo sobre direitos humanos das vítimas dos facínoras beneficiados com a "burra decisão do STF"? Estão lá o Pe. Lancelloti, o Suplicy, ou, quiçá, os idiotas que aqui defendem "o direito dos pobres criminosos"? Não! Repito, ou a sociedade começa a reagir, ou os mal intencionados, os laxistas, os "idiotas de plantão" vão colocar "todo e qualquer bandido na rua"! Ressucitem o Dr. Paranhos Fleury já!

Pois é, segundo os Nobres Ministros a pena cont...

caiçara (Advogado Autônomo)

Pois é, segundo os Nobres Ministros a pena continua a mesma, mudou só a aplicação de "algumas normas de execução", pois bem, se o réu é condenado a três anos, pelo crime de tráfico, seguindo a "nova visão do STF" estará nas ruas em 6 meses. Que pena é essa? Enquanto isso o "coro dos idiotas" continua a valorizar a postura "democrática" do STF. Patético! Perguntem ao Peluso se ele vai abrir mão de sua segurança particular depois dessa decisão... O STF está vendendo o Brasil aos marginais! Deveria defender a Constituição com base nos anseios de seus jurisdicionados, não com base em seus "ex e futuros clientes". Muitos advogados aqui estarão defendendo a nova posição do STF, mas, não se enganem por seus "brilhantes argumentos jurídicos"! Por baixo disso tudo estará a vontade de saciar o desejo de liberdade de seus clientes estupradores, latrocidas, sequestradores e traficantes, somada à vantagem vislumbrara por esses "aplicadores do direito" de faturar uma "graninha" só com um mero pedido de progressão de regime, em vez de um desgastante HC. Se continuar assim, chegará a hora da população começar a repensar o papel do STF. Fecha pra balanço!

Paixão, emoção volores personalíssimos não são ...

Armando do Prado (Professor)

Paixão, emoção volores personalíssimos não são os melhores conselheiros para decisões que envolvam a coletividade. Os fascistas de plantão, escorados na cantilena antiga do "se fosse filha", "se fosse filho" e outras bobagens, querem a pena total como se fosse o remédio ideal. Mutatis, Mutandis, diria que se não tivéssemos uma classe média rancorosa e burra que adora personagens como o Coronel Ubiratan, teríamos um país mais sério.Prova contrária, é política penal da maioria dos estados dos EUA: onde tem pena de morte e prisão perpétua, os indíces de violência e crimes crescem sem parar. Não damos condições de socialização nem às nossas crianças e queremos que os adultos sejam "querubins". A elite predatória vai ter que continuar erguendo muros e andando em carros blindados. Finalmente, acho que ministro primo do Collor, acertou o passo. A finalidade do STF é essa mesma: defender intransigentemente a Constituição, coisa que estava sendo violentada com a impossibilidade de progressão nos crimes hediondos. No Brasil, infelizmente, se acha que tudo se resolve com leis novas. Acontece alguma coisa a um "global" e, pronto, tome nova lei. Sugiro que se faça logo uma lei de um artigo só: Artigo 1º " É proibido à patuléia se aproximar dos privilegiados desse país, ou de causar qualquer tipo de dissabor às suas reais pessoas. Artigo 2º Revogam-se as disposições em contrário".

Pelo visto restou-nos agora somente a justiça c...

Paulo Emílio (Servidor)

Pelo visto restou-nos agora somente a justiça com as próprias mãos... tratemos de exercitá-la, então.

complementando, acho que essa lei é mesmo incon...

Paulo Emílio (Servidor)

complementando, acho que essa lei é mesmo inconstitucional. Por ser branda demais. Bandido que é incurso em crime hediondo (agora com essa decisão creio que essa categoria de "hediondo" se extinguiu) deveria mesmo é ser condenado à pena de morte!! Viva o Texas, o Estado americano que mais faz faxina jurídica no mundo!!!

Tecer considerações jurídicas sobre a decisão é...

Pitaco (Outros)

Tecer considerações jurídicas sobre a decisão é despiciendo uma vez que as duas posições são defensáveis. O que me surpreende é a completa desconexão do STF com seus jurisdicionados, com o cidadão comum, que paga impostos ( e o salário dos ministros) e que deseja apenas voltar para casa vivo, depois de um dia de trabalho. Isso, com a decisão do STF ficou mais difícil. Mas o que importa a suas excelências se cada um deles possui agentes da polícia federal nos seus costados lhes dando segurança? O cidadão comum, este que se dane...

Rudolf von Ihering escreveu com muita proprieda...

Flávio Boniolo (Advogado Autônomo)

Rudolf von Ihering escreveu com muita propriedade: "Para um Estado que quer ser respeitado no exterior e pretende manter uma posição firme e inabalável no interior de suas fronteiras, não existe bem mais precioso a ser resguardado e cultivado que o sentimento de justiça da nação. Tal tarefa constitui uma das missões mais importantes e elevadas da pedagogia política. É no sentimento de justiça sadio e vigoroso de cada indivíduo que o Estado encontra a fonte mais abundante de sua própria energia, a garantia mais segura de sua existência, tanto no exterior quanto no interior. O sentimento de justiça é a raiz da grande árvore. Se a raiz não for boa, se ficar ressequida em meio às pedras e à areia estéril, a árvore não passará de uma figura ilusória, e a primeira tempestade arranca-la-á pela raiz". Infelizmente estamos longe de uma árvore com raiz forte.

Comentar

Comentários encerrados em 3/03/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.