Próxima toga

Advogado carioca deve ser próximo ministro do STM

Autor

16 de fevereiro de 2006, 6h00

Carioca, 42 anos, especialista em direito internacional, o advogado Luiz Paulo Teles Barreto está com um pé no Superior Tribunal Militar. Ali ocupará uma das cinco cadeiras de ministros civis, mais precisamente a Antônio Carlos de Nogueira, que acaba de se aposentar, ao completar 70 anos, idade limite para uma pessoa permanecer em cargo ativo no Judiciário.

Bacharel em Direito formado pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, Luiz Paulo é secretário-geral do Ministério da Justiça, além de presidente do Comitê Nacional para os Refugiados. Construiu sua carreira no ministério, onde está há 20 anos. Antes de assumir as atuais funções, foi diretor do Departamento de Estrangeiros do MJ.

Para se ter idéia de como são grandes as chances do advogado, vale lembrar que o ministro Marcio Thomaz Bastos é quem vem orientado o presidente Lula na escolha dos novos ministros dos tribunais superiores. Foi assim na escolha de Enrique Lewandowski para o STF e, também, na ida dos juízes Alberto Bresciani, Horário Pires, Luiz Philippe Vieira de Mello Filho e Rosa Maria Weber para o TST, todos este mês.

Não será diferente em breve, no STM.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!