Execução penal

Ajufe discute funcionamento de presídios federais

Autor

13 de fevereiro de 2006, 19h50

A Ajufe — Associação dos Juízes Federais faz, em março deste ano, um seminário nacional, no Rio de Janeiro, para discutir as propostas de juízes federais para o funcionamento dos presídios federais. O primeiro presídio federal deve ser inaugurado em junho.

O seminário será organizado em parceria com o Ministério da Justiça, representado pela Secretaria de Reforma do Judiciário e pelo Depen — Departamento Penitenciário Nacional.

“A idéia é incluir tanto alterações na legislação de execução penal atual como sugestões de procedimentos para serem padronizados pelo Conselho da Justiça Federal e/ou pelos Tribunais Regionais Federais”, explicou o presidente da Ajufe, Jorge Maurique.

Em audiência com o secretário da Reforma do Judiciário, Pierpaolo Bottini, e com o diretor do Depen, Maurício Kuehne, Maurique lembrou que a entrada em operação dos presídios federais vai alterar profundamente todo o sistema de execução penal brasileiro. “Teoricamente, todos os presos mais perigosos do país deverão ser encaminhados para esses presídios, além de passarem a ficar sob o controle de juízes federais.”

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!