Operação Cegonha

PF faz operação para prender quadrilha de tráfico de crianças

Autor

9 de fevereiro de 2006, 13h52

A Polícia Federal desencadeou na manhã desta quinta-feira (9/2) a Operação Cegonha, para prender uma quadrilha especializada em imigração ilegal de crianças para os Estados Unidos. Noventa e dois policiais cumprem 18 mandados de prisão e oito de busca nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Tocantins, Maranhão e Pará. Quinze pessoas foram presas e três estão foragidas.

As investigações, iniciadas em outubro de 2005, apuraram que desde 2004 foram enviadas para os Estados Unidos mais de 100 pessoas, na maioria crianças e adolescentes.

De acordo com a PF, a quadrilha falsificava certidões de nascimento e outros documentos para criar vínculo de crianças com pessoas chamadas de “cegonhas”, que eram encarregadas de levá-las para os Estados Unidos e entrega-las a pretensos familiares que moram ilegalmente no país.

Os integrantes da quadrilha serão indiciados por formação de quadrilha, falsidade ideológica (artigos 288 e 299) e por tráfico de crianças (artigo 239 do Estatuto da Criança e do Adolescente). As penas podem chegar a 14 anos de reclusão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!