Nova diretoria

Tribunal de Justiça de Minas elege vice-presidentes

Autor

4 de fevereiro de 2006, 10h05

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais elegeu nesta sexta-feira (3/2) os desembargadores que irão ocupar os cargos de segundo e terceiro vice-presidente do TJ. Antônio Hélio Silva é o novo segundo vice-presidente e Mário Lúcio Carreira Machado foi escolhido terceiro vice-presidente.

O desembargador Antônio Hélio Silva foi eleito com 82 votos e irá suceder o desembargador Sérgio Antônio de Resende. O segundo vice-presidente é o superintendente da Escola Judicial desembargador Edésio Fernandes, responsável pela seleção e formação de juízes e servidores.

Natural de Ibiraci, Hélio Silva já atuou como juiz nas comarcas de Tiros, Conceição das Alagoas, Frutal, Uberaba, Barbacena e Belo Horizonte. É desembargador do TJ mineiro desde 1991. Entre os anos de 2001 e 2005, foi terceiro vice-presidente.

O desembargador Carreira Machado foi eleito com 81 votos para a Terceira Vice-Presidência do TJ. Desde março de 2005, ele já ocupava o cargo de terceiro vice-presidente. Carreira Machado é natural de Pitangui e já foi juiz de direito nas comarcas de Presidente Olegário, Ibiá, Barbacena e Belo Horizonte.

A eleição para terceiro vice-presidente é uma novidade no TJ de Minas, trazida pela Lei Complementar 85/2005, que alterou a organização do Poder Judiciário. Anteriormente, o terceiro vice-presidente era um cargo de assessoramento, e o ocupante nomeado pelo presidente do tribunal.

Agora, o terceiro vice-presidente é um cargo de direção, sendo responsável pela Assessoria de Gestão da Inovação e, junto com o primeiro vice-presidente, pela análise dos recursos encaminhados ao Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!