Anti-sindicato

Agência americana processa jornal acusado ser contra sindicalismo

Autor

31 de dezembro de 2006, 6h00

Uma agência governamental de trabalho norte-americana ajuizou ação, na sexta-feira (29/12), contra a agência de notícias californiana Santa Barbara News-Press. A alegação é de que ela vem cometendo retaliações contra funcionários que tentam se sindicalizar. Segundo o site Findlaw, a acusação partiu de investigação conduzida pelo Comitê Nacional de Relações do Trabalho.

A conclusão do inquérito é que a agência, que é dona de um jornal, demitiu um repórter, emitiu suspensões de dois dias de trabalho contra 11 empregados e cancelou uma coluna semanal de um jornalista pró-sindicalismo. Segundo o Comitê, essa foi uma tentativa de desencorajar empregados a se sindicalizarem. “Com isso tempos evidências suficientes para alegar violações legais”, disse Tony Bisceglia, porta-voz do Comitê.

É a primeira vez que uma agência governamental de trabalho processa a empresa Ampersand Publishing LLC, que é dona do jornal e da agência. As primeiras audiências ocorrerão a 26 de fevereiro de 2007. O juiz pode determinar, caso aceite os argumentos do autor, a reintegração do repórter demitido ao trabalho. Doze funcionários da redação deixaram seus empregos nos últimos seus meses. O jornal News-Press tem tiragem diária de 41 mil exemplares.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!