Chance de defesa

Falta de intimação de defensor suspende andamento de processo

Autor

29 de dezembro de 2006, 9h25

“O direito de defesa constitui pedra angular do sistema de proteção dos direitos individuais e materializa uma das expressões do princípio da dignidade da pessoa humana.” A tese do ministro Gilmar Mendes foi aplicada no julgamento do pedido de Habeas Corpus de um réu condenado. Ele pediu a suspensão do andamento da Ação Penal porque o defensor público dativo não foi intimado para participar do julgamento de um recurso.

Gilmar Mendes acolheu a pretensão. “Diante da constatação da ausência de intimação de defensor público para fins de julgamento do recurso, à primeira vista, é possível detectar indícios de patente situação de constrangimento ilegal apto a ensejar o deferimento da medida liminar”.

O vice-presidente do STF afirmou, ainda, que a jurisprudência do Supremo se firmou no sentido de que a prerrogativa da intimação pessoal, nos termos do artigo 5º, parágrafo 5º da Lei 1.060/50, deve ser respeitada.

“Ressalvado melhor juízo quando da apreciação de mérito, constato a existência dos requisitos autorizadores da concessão da liminar pleiteada [fumus boni júris e periculum in mora]”, concluiu.

Gilmar Mendes acatou o pedido de liminar para interromper a tramitação do processo até a apreciação definitiva do Habeas Corpus.

HC 90.288

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!