Estrangeiro sem-teto

Lei dos EUA pune quem aluga casa para imigrante ilegal

Autor

27 de dezembro de 2006, 6h01

Dois grupos de direitos civis americanos entraram na Justiça contra nova lei de Dallas, no Texas, que torna ilegal alugar apartamentos para imigrantes ilegais. Para tais grupos, essa lei “força senhorios e zeladores de prédios a agirem como oficiais de imigração”.

Segundo o site Findlaw, as entidades American Civil Liberties Union e Mexican American Legal Defense and Education Fund ajuizaram a ação em prol de residentes e também de donos de imóveis na cidade de Farmers Branch, ao norte de Dallas. Trata-se da terceira ação nesse sentido ajuizada contra a cidade de Dallas desde que a nova lei foi aprovada, em novembro passado.

A nova ação reivindica que a nova lei, que entra em vigor no próximo dia 12 de janeiro, “é tão pobremente colocada que até mesmo excluiu imigrantes ilegais de poderem alugar um pequeno imóvel”.

“Forças-tarefa de imigração devem ser deixadas a cargo do governo federal, não para cada municipalidade local”, disse Lisa Graybill, diretora jurídica do escritório texano da American Civil Liberties Union.

Na sexta-feira (22/12), proprietários de três complexos de apartamentos ajuizaram ação pedindo que seja tida como inconstitucional a nova lei que veda locações a imigrantes ilegais. Desde 1907, a cidade de Farmers Branch deixou de ser uma cidade-dormitório para se converter num local de 28 mil habitantes, 37% deles hispânicos. Mais de 50 municípios dos Estados Unidos ajuizaram ações similares contra leis semelhantes.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!