Consultor Jurídico

Orcas de Seattle, em Washington, continuam protegidas

26 de dezembro de 2006, 11h40

Por Claudio Julio Tognolli

imprimir

Um grupo de fazendeiros de Seattle, no estado americano de Washington, não conseguiu reverter a proteção dada às baleias orcas por leis de preservação de animais. O juiz federal Thomas S. Zilly considerou que o grupo não conseguiu provar que a proteção às orcas poderia causar algum prejuízo. As informações são do site FIndlaw.

O órgão público dos Estados Unidos que cuida dessas espécies, o National Marine Fisheries Service, determinou ano passado que as orcas mereciam proteção legal. Na ação, os fazendeiros alegavam que essa proteção era desnecessária e que geraria restrições e multas para donos de terras banhadas por águas em que vivem tais espécies. “Fazendeiros seriam submetidos a multas, penas e até cadeia, tudo por praticarem ações básicas de caça e cultivo de sua terras”, dizia a ação.

As três famílias de orcas que vivem a oeste do estado de Washington constituem uma distinta população de subespécies, as orcas do Pacífico Norte, que incluem as orcas do Alaska e Rússia. Os fazendeiros alegavam que o Ato das Espécies Ameaçadas se aplica somente para uma “distinta população de espécies, não de subespécies”.