Ossos do ofício

Robôs britânicos terão direito a seguro-saúde e hospedagem

Autor

23 de dezembro de 2006, 15h15

Estudo divulgado essa semana pelo governo britânico prevê que, no futuro próximo, robôs vão conquistar o direito de obter, dos países em que operam, benefícios sociais, como seguro-saúde e hospedagem. Segundo o site da BBC de Londres, as previsões constam de 250 documentos que tratam de previsões para os próximos 50 anos.

“Não estamos no ramo de prever futuro, mas temos de explorar as fronteiras das diferentes possibilidades, para tentar garantir que o governo esteja preparado a longo prazo para mudanças”, diz David King, conselheiro científico-chefe do governo britânico.

A pesquisa foi patrocinada pela Oficina de Ciência do Governo do Reino Unido e pelo Centro Innovation Horizon Scanning.Os dossiês com 246 resultados, chamados sondagens Sigma e Delta, teve a colaboração de pesquisadores do futuro como Outsights-Ipsos Mori e Institute for the Future (IFTF), dos EUA. O foco dos trabalhos foi para as áreas de ciência, saúde e tecnologia.

As sondagens exploraram temas tão abrangentes como corrente do Golfo, ascensão econômica da Índia, desenvolvimento de nanotecnologia e novas ameaças do HIV. O estudo vindica que dentro de 20 ou 50 anos robôs terão direitos trabalhistas assegurados. Poderão ter direito, também, a voto, obrigação de pagar impostos e talvez servirem compulsoriamente ao serviço militar.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!