Consultor Jurídico

EUA: ONG quer que governo crie santuários ecológicos

21 de dezembro de 2006, 13h18

Por Claudio Julio Tognolli

imprimir

Um grupo de preservação da natureza ajuizou ação numa corte federal da capital Anchorage para tentar obrigar o governo dos Estados Unidos a criar santuários ecológicos para recuperação de espécies animais em extinção. As informações são do site FindLaw.

A ação, ajuizada na noite de terça-feira (19/12), pela ONG Centro pela Biodiversidade, baseada no Arizona, argumenta que o United States Fish and Wildlife Service, departamento norte-americano responsável pela preservação da natureza, perdeu o prazo final estipulado pela lei chamada Ato para as espécies em perigo. Por essa lei, em 9 de agosto deste ano, o United States Fish and Wildlife Service deveria ter garantido a criação dos santuários para cuidar das espécies em perigo.

“As encostas a sudoeste do Alaska estão numa situação crítica, com gravíssimos declínios populacionais de animais”, afirma a ONG. “A ausência crítica de habitat adequado está permitindo a degradação, modificação e destruição de espécies”, afirma.

Os cerca de 1,6 mil quilômetros ao logo de Aleutian Island possuía cerca de 75 mil lontras. Esse número caiu exponencialmente e agora são 8,7 mil lontras.