Recibos falsos

PF cumpre mandados em clínicas por causa de recibos falsos

Autor

20 de dezembro de 2006, 15h10

A Receita Federal em Manaus, a Polícia Federal do Amazonas e o Ministério Público Federal desencadearam uma operação para desmantelar esquema de emissão de recibos médicos e odontológicos falsos, nesta quarta-feira (20/12). Estima-se que a fraude tenha causado prejuízos de R$ 2 milhões aos cofres públicos. Os comprovantes falsos eram usados para receber restituição do Imposto de Renda.

Seis auditores-fiscais e 14 policiais federais cumprem mandados de busca e apreensão em clínicas médicas e odontológicas. A operação também atinge a casa dos sócios e um escritório de contabilidade. As investigações começaram em março, depois que a Receita suspeitou que três clínicas médicas e odontológicas controlados pelo mesmo grupo estavam emitindo recibos falsificados e notas fiscais frias.

Uma das clínicas investigadas não existe. No endereço fornecido à Receita, há uma residência. Além disso, a clínica mantém em seus registros contábeis e societários sócio que morreu em 2001.

Um contador é considerado o mentor do esquema. A Receita Federal informa que ele e o dentista sócio da principal clínica identificada na fraude serão indiciados por falsidade ideológica. Os contribuintes envolvidos serão autuados com base na legislação, que prevê multa de até 225% sobre o valor da restituição recebida de forma indevida ou sobre o imposto pago a menos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!