Consultor Jurídico

Notícias

Decisão consensual

Senado aprova divórcio e separação sem a presença de juiz

Comentários de leitores

9 comentários

Alguém saberia me dizer como fazer uma busca ju...

Lu2007 (Advogado Autônomo)

Alguém saberia me dizer como fazer uma busca judicial com solicitação de nova certidão de nascimento? Qual seria o procedimento? A busca teria que ser no Rio de Janeiro com expedição de nova certidão pelo juiz. Grata

Acredito que essa Lei é benéfica. Mas quem deve...

ECB Advogado (Outros)

Acredito que essa Lei é benéfica. Mas quem deve estar gostando muito da mesma são os advogados associados aos Cartórios. Ou seja, apenas uma minoria vai se beneficiar com isto. A grande maioria dos advogados, principalmente aqueles que atuam nestas áreas vão ficar prejudicados. A OAB vai ter atuar em cima para que não ocorra o benefício de apenas alguns. Como exemplo, terá que proibir os Cartórios de oferecerem tais serviços (separação, divórcio, dentre outros autorizados pela lei) com a utilização de advogados próprios ou indicados. Caso contrário estar-se-á configurando práticas contrárias ao Estatuto de Ética da Advocacia, tais como captação, dentre outras.

É incrível perceber que a maior preocupação dos...

Haroldo (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

É incrível perceber que a maior preocupação dos colegas que aqui opinaram foi a de simplesmente criticar avidamente um projeto que irá despoluir as atravancadas varas de família e sucessões. Ademais, me parece que os mesmos sequer examinaram o projeto de lei antes de maldizê-lo, pois reclamam dos malefícios da ausência do advogado, quando o projeto salienta que a presença do mesmo se faz indispensável. Não vejo porquê este projeto atrapalharia a classe dos causídicos. Ao contrário, penso que uma vez obtendo resultados mais céleres os advogados tendem a ficar mais livres em seus afazeres e ter uma maior satisfação dos seus clientes.

Absurdo essa nova modalidade de separação e par...

Murassawa (Advogado Autônomo)

Absurdo essa nova modalidade de separação e partilha amigavel de herança sem a intervenção dos Juízes, pois, entendo que mesmo que seja amigavel, retirar o Judiciário e advogados é permitir que o mais forte e ou aquele que tem ascensão sobre os demais leve vantagem, portanto, por mais que seja amigavel não podemos retirar a participação dos advogado e juízes, mesmo que seja para fins meramente homologatório, como é feito hoje com as separações amigaveis no qual há a intervenção da Justiça e advogado, através do qual o Juíz dá oportunidade de cada um externar o seu pensamento ou opinião, onde o Juíz poderá perceber se aquilo que está se homologando é real ou ficção.

Rasgaram a CF. Esse Dr. Busato, Presidente d...

Gilson Raslan (Advogado Autônomo - Criminal)

Rasgaram a CF. Esse Dr. Busato, Presidente do Conselho Federal da OAB, só gosta mesmo é de fazer política, de pedir impeachman do Presidente da República, para aparecer. Porém, quando o assunto é de interesse da classe, onde está o Busato? Ainda bem que esse tal Presidente já vai, e vai tarde.

Começaram dispensando a presença dos advogados ...

Comentarista (Outros)

Começaram dispensando a presença dos advogados em vários casos... Agora decidiram que os juízes também são desnecessários em alguns casos... Mais um pouco e vão concluir que o próprio Poder Judiciário é absolutamente "dispensável" (se, de fato, já não pensam assim...). Pensem nisso...

A eficácia dessa nova modalidade de separação s...

Eneas de Oliveira Matos (Advogado Sócio de Escritório)

A eficácia dessa nova modalidade de separação só dará certo se os advogados acompanharem as partes para que nenhuma delas seja prejudicada. Por outro lado, esses advogados deverão desempenhar papel exemplar, porque poderão correr o risco de se tornarem meras "testemunhas" da situação. Para que isso não ocorra, correta a necessidade da presença do advogado, que deverá atentar as partes para todas as conseqüências do ato que estarão fazendo. Se é para tornar mais rápido e mais barato para o povo a medida, nada mais justo que a classe que é guardiã dos direitos do povo, os advogados, manifeste seu apoio ao novo sistema.

Bem feito para nós advogados. A OAB fica conced...

João Bosco Ferrara (Outros)

Bem feito para nós advogados. A OAB fica concedendo a carteira para qualquer um... dá no que dá. Muitos deputados e senadores são advogados, mas parecem querer ver o fim da classe. O mercado já está saturado, e ainda continuam a editar leis reduzindo o âmbito de trabalho do advogado. Daqui a pouco aos advogados não restará outra coisa senão limpar latrina. E a OAB, o que fazem seus dirigentes, os membros do Conselho Federal, todos cheios de soberba e uma vaidade incontida que não cabe dentro de nenhum deles?

Boa medida.

Luismar (Bacharel)

Boa medida.

Comentar

Comentários encerrados em 24/12/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.