Ajuda à imprensa

Justiça Eleitoral lança site com notícias jornalísticas

Autor

16 de dezembro de 2006, 6h00

Jornalistas agora têm uma nova fonte de informação. O Tribunal Superior Eleitoral lançou, nesta sexta-feira (15/12), um site que reúne informações do TSE e de todos os 27 Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil.

As notícias serão atualizadas diariamente pela agência e pelos núcleos de rádio e de televisão da Justiça Eleitoral e podem ser reproduzidas pela imprensa. O site também apresenta entrevistas coletivas na íntegra, um amplo banco de imagens, estatísticas diversas sobre as eleições, os resultados do último pleito e os links para acesso às páginas na internet do TSE e de todos os TREs.

Rádio e TV

Os núcleos de rádio e de TV viabilizam aos profissionais da imprensa baixar o conteúdo do site para exibição pelos veículos interessados. Para acessar o material, basta clicar em “Núcleo de Rádio” ou “Núcleo de TV”. É dispensável formalizar pedido ao TSE para veiculação desse material, desde que as reportagens sejam exibidas na íntegra.

O núcleo de rádio produz, em média, de três a quatro matérias por dia. As reportagens são gravadas no formato MP3 e podem ser baixadas e reproduzidas por emissoras de todo o país. Também podem ser reproduzidas nos tocadores de MP3.

O núcleo de TV produz, em média, quatro matérias por dia, que podem ser assistidas, sem dificuldade, por qualquer internauta.

Mas para viabilizar a exibição por emissoras de TV, o núcleo do TSE oferece reportagens com o padrão broadcasting, que assegura a boa qualidade de reprodução do áudio e da imagem. Esse material diferenciado está disponível dentro do link “Núcleo de TV”, no alto da página, à direita. É preciso clicar em “Vídeos” para emissoras de TV.

Banco de imagens

O banco de imagens permite aos profissionais da imprensa baixar fotografias, em baixa e alta resolução, de ministros do TSE, da fachada do tribunal, das urnas eletrônicas, das solenidades realizadas no TSE, como a diplomação do presidente da República, entre outras.

A nova página resulta do antigo Centro de Divulgação das Eleições 2006, que foi concebido para reproduzir a estrutura do centro de divulgação, construída ao lado do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, de onde cerca de 400 jornalistas fizeram a cobertura da apuração e divulgação dos resultados das últimas eleições.

A página traz os resultados do último pleito, de acordo com o programa Divulga 2006 e os endereços de acesso aos sítios de todos os Tribunais Regionais Eleitorais, além do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!