Contas a pagar

Sócios minoritários da Transbrasil têm contas bloqueadas

Autor

15 de dezembro de 2006, 18h10

Antigos diretores da finada empresa aérea Transbrasil tiveram suas contas bloqueadas para garantir o pagamento de direitos trabalhistas de ex-empregados da empresa. O detalhe é que estes ex-diretores são hoje acionistas minoritários com participação ínfima na empresa.

Uma das inúmeras ações trabalhistas apresentadas contra a Transbrasil atingiu o valor recorde de R$ 25 milhões. Entre os que tiveram suas contas bloqueadas estão Walter Fontana, atual presidente da Sadia, cuja participaõa na empresa se resume a 0,012%. Outro nome conhecido é o de Osório Henrique Furlan, vice-presidente da Transbrasil de 1964 a 1975 e atual integrante da diretoria da Sadia. Ele é pai do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luis Fernando Furlan.

O bloqueio atinge centenas de acionistas minoritários que se sentem injustiçados pela medida. Além de não terem controle algum sobre a administração da empresa, dizem que muitas das demandas trabalhistas correram à revelia, sem que a gestão então controlada por Celso Cipriani apresentasse defesa. Com informações da coluna de Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!