Vestibular pago

Universidade Federal do Pará pode cobrar taxa de inscrição

Autor

14 de dezembro de 2006, 6h00

Os candidatos carentes do Pará terão de pagar taxa de inscrição para participar do vestibular da universidade federal. A decisão é do ministro Sepúlveda Pertence, do Supremo Tribunal Federal, que acolheu recurso da UFPA.

A isenção foi solicitada pela Defensoria Pública da União, que entrou com Ação Civil Pública “para assegurar a todos os candidatos que se declarassem hipossuficientes (pobres) o direito de participar do vestibular da Universidade Federal do Pará, sem o pagamento da taxa da inscrição”.

A Justiça Federal entendeu que a defensoria pública não poderia ajuizar Ação Civil Pública com o objetivo de buscar a defesa de interesses individuais, ainda que comuns a todos os candidatos carentes. A defensoria recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A segunda instância concedeu medida cautelar e garantiu “a inscrição no vestibular de 2007 da UFPA, independentemente do pagamento de qualquer taxa, de todos os alunos carentes que formularizaram pedido nesse sentido”.

A Universidade Federal do Pará recorreu ao STF. Pediu a suspensão da cautelar e que fosse reconhecida a obrigatoriedade do pagamento da taxa de inscrição. A universidade alegou que “se fosse mantida a isenção, a realização do processo seletivo de 2007 restaria inviabilizada por completo”.

Pertence salientou que o Supremo já declarou a constitucionalidade da isenção de taxa de vestibular, ao analisar o caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entretanto, ressaltou que, no caso, “a lesão à ordem e a economia pública seriam mais graves do que a manutenção das isenções”, pois os pedidos foram solicitados depois do encerramento do período de inscrição do vestibular.

STA 88

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!