Ministério da Justiça

Pertence ou Tarso Genro devem substituir Thomaz Bastos

Autor

14 de dezembro de 2006, 17h58

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve decidir, nesta quinta-feira (14/12), o nome do próximo ministro da Justiça, já que Márcio Thomaz Bastos diz que vai deixar o cargo em 2007. Segundo Bastos, os dois nomes cotados para assumir a vaga são os ministros Sepúlveda Pertence, do Supremo Tribunal Federal, e Tarso Genro, de Relações Internacionais. As informações são da Agência Brasil.

Para Bastos, o grande desafio de seu substituto será consolidar a implementação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Com o objetivo de planejar de forma articulada as ações de combate ao crime, estados que aderiram ao Susp instalaram gabinetes de gestão integrada. Neles, a Polícia Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar trabalham juntos.

Para o ministro, os resultados dessa integração têm sido positivos. “O Susp é um êxito. Ele está implantado em todos os estados e há operações interestaduais, trans-estaduais que têm dado grande resultado”, avaliou.

Pela manhã, Thomaz Bastos participou do programa Bom dia Ministro. Lembrou que ao aceitar o convite para o Ministério da Justiça a idéia era ficar apenas dois anos, mas acabou ficando quatro. “Estou chegando ao fim de quatro anos com a consciência assim ‘imodesta’ do dever cumprido”. Ele disse que a experiência foi extremamente importante. “Gostei demais do trabalho feito à frente do ministério, nunca tinha trabalhado no serviço público”.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!