Consultor Jurídico

Justiça americana julga acusados de terrorismo

14 de dezembro de 2006, 6h00

Por Claudio Julio Tognolli

imprimir

Após dois meses de coleta de depoimentos, procuradores da República dos EUA encerraram nessa terça-feira (13/12) a primeira fase do julgamento de dois homens acusados de canalizar verbas para terroristas do grupo Hamas e de dar a apoio a ataques contra membros do governo israelense.

A juíza Amy J. St. Eve dispensou os jurados até semana que vem, quando começam a prestar depoimentos as testemunhas da defesa. As informações são do site FindLaw.

Os acusados são Muhammad Salah, 53 anos, doceiro de Chicago, e o professor universitário Abdelhaleem Ashqar, 48 anos, da cidade de Alexandria. Salah foi preso em Israel em 1993 e cumpriu 4 anos e já meio de prisão.

Os procuradores alegam que foram encontrados US$ 90 mil no quarto do hotel onde os dois se hospedaram em Israel e que verba seria destinada “ao Hamas, para poder remodelar sua estrutura militar”. Salah diz que o dinheiro era para ações de caridade para os palestinos.

Ashqar, um ex-professor assistente de Negócios da Universidade Howard, de Washington, controlava contas bancárias que, segundo os procuradores, supriam o Hamas. Salah alega ter sido torturado pelo serviço de segurança israelense, o Shin Bet.