Árabes suspeitos

Justiça americana julga acusados de terrorismo

Autor

14 de dezembro de 2006, 6h00

Após dois meses de coleta de depoimentos, procuradores da República dos EUA encerraram nessa terça-feira (13/12) a primeira fase do julgamento de dois homens acusados de canalizar verbas para terroristas do grupo Hamas e de dar a apoio a ataques contra membros do governo israelense.

A juíza Amy J. St. Eve dispensou os jurados até semana que vem, quando começam a prestar depoimentos as testemunhas da defesa. As informações são do site FindLaw.

Os acusados são Muhammad Salah, 53 anos, doceiro de Chicago, e o professor universitário Abdelhaleem Ashqar, 48 anos, da cidade de Alexandria. Salah foi preso em Israel em 1993 e cumpriu 4 anos e já meio de prisão.

Os procuradores alegam que foram encontrados US$ 90 mil no quarto do hotel onde os dois se hospedaram em Israel e que verba seria destinada “ao Hamas, para poder remodelar sua estrutura militar”. Salah diz que o dinheiro era para ações de caridade para os palestinos.

Ashqar, um ex-professor assistente de Negócios da Universidade Howard, de Washington, controlava contas bancárias que, segundo os procuradores, supriam o Hamas. Salah alega ter sido torturado pelo serviço de segurança israelense, o Shin Bet.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!